Início de vacinação de pessoas a partir de 55 anos na capital tem filas longas, fura-fila e confusão

O início da vacinação de pessoas a partir de 55 anos de idade sem comorbidades, na capital paraibana, começou com filas longas e confusão em alguns pontos. Mesmo com a vacinação prevista para começar às 9h, pouco depois das 7h, em alguns locais, a exemplo do Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), onde tem um posto drive-thru, a fila já era quilométrica. Além da fila, alguns condutores furaram a fila, passando na frente de alguns motoristas, gerando revolta e confusão. Segundo algumas pessoas que estão na fila, apenas um agente da Semob estava no local tentando resolver a situação.

Também tem muita confusão e aglomeração no posto de vacinação instalado na Fiep, no Centro – ao lado do Pavilhão do Chá. Lá a aplicação é da vacina Astrazeneca/Fiocruz – para quem completou 90 dias da 1ª dose. Muitos idosos aglomerados no local, com filas longas e sem cadeiras suficientes para todos.

Posto instalado na Fiep

 

 

A Prefeitura de João Pessoa começou a imunizar, nesta quinta-feira (3), as pessoas a partir de 55 anos de idade sem comorbidades. Também serão imunizados os trabalhadores de educação com 18 anos ou mais, que atuam em instituições da Capital, e os outros grupos prioritários anteriormente anunciados, mas que por algum motivo ainda não se vacinaram.

Para atender à população, estão sendo disponibilizados 19 postos de imunização, sendo 15 ginásios e mais quatro pontos de drive thru: Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (Água Fria) e Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Castelo Branco). Todos os postos funcionarão das 9h às 21h.

Também terá sequência a aplicação da segunda dose para quem tomou a Coronavac (Butantan) há 28 dias, no Lyceu Paraibano. Quem tomou a Astrazeneca (Fio Cruz) há 90 dias vai completar a imunização na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), no Centro; ou na Escola Municipal Chico Xavier, no Bessa. Nesse caso, o atendimento será das 8h às 12h.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar agendamento prévio através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede ao dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira locais de vacinação nesta quinta-feira (3):

Primeira dose (9h às 21h)
55+ por idade
18+ trabalhador de Educação (em instituição da Capital)
18+ grupos prioritários

Distrito Sanitário I
– EMEF Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
– ECIT Papa Paulo IV (Cruz das Armas)
-EMEF Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II
– EMEF Francisco Pereira (Cristo)
– EMEF Jornalista Raimundo Nonato Batista (João Paulo II)
– EMEF Radegundes Feitosa Nunes (José Américo)

Distrito Sanitário III
-EMEF Dom Helder Câmara (Valentina de Figueiredo)
-Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
-EMEF Quilombola Antônia dos Santos Machado (Paratibe)

Distrito Sanitário IV
-Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
-EMEF Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
-IFPB (Jaguaribe)

Distrito Sanitário V
-EMEF Leonel Brizola (Tambauzinho)
-EMEF Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
– Motiva Ambiental (Tambaú)

Drive-thru
– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
– Unipê (Água Fria)
– UFPB (acesso pela HU, Castelo Branco)
– Mangabeira Shopping (também pedestre)

Segunda dose (8h às 12h)
Coronavac/Butantan – para quem completou 28 dias da 1ª dose
– Lyceu Paraibano (Centro)

Astrazeneca/Fiocruz – para quem completou 90 dias da 1ª dose
– Fiep (Centro – ao lado do Pavilhão do Chá)
– EMEF Chico Xavier (Bessa)

1 comentário

  • LUIS EVANDRO SANTOS DE SA
    09:04

    O secretário municipal de saúde de João Pessoa é um BUFÃO que só quer ter seu minuto de fama criticando os senadores da CPI e não assume a responsabilidade com as suas tarefas.
    É inadmissível que em pleno século 21 as pessoas continuem agendando a sua vacinação pela internet SEM MARCAR O HORÁRIO. Isto é de uma estupidez proporcional a do secretário.
    É óbvio, e já venho escrevendo isto desde o início da vacinação, que sempre vai dar confusão, aglomeração etc, pois as pessoas não tem a garantia de que terá vacina até o final do dia ou nos dias seguintes.
    Mas este secretário, que é bancado pelo prefeito Cícero Lucena, vai continuar falando bobagens na imprensa enquanto as pessoas pagam pela irresponsabilidade e incompetência destes gestores públicos municipais.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.