Os livros sintetizam um balanço das experiências construídas nos cursos de Residência Agrária em todo o país, relatadas nos artigos apresentados no I Congresso Nacional de Residência Agrária, realizado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em agosto de 2015, em Brasília (DF). O evento buscou contribuir para o fortalecimento da relação entre as universidades e o público atendido pelo Pronera, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, de modo a articular o desenvolvimento dos assentamentos.
As obras abordam os seguintes temas: Educação do Campo, Práticas Pedagógicas e Questão Agrária; Cultura e Agroecologia; e Tecnologias de Produção, Cooperação e Agroindústria.
O programa Residência Agrária foi criado como uma política de capacitação dos agricultores assentados por meio da educação e da qualificação profissional, com investimento em bolsas de estudo destinadas à realização de estágio de vivência e especialização lato sensu, em regime de alternância, com atuação em assentamentos da reforma agrária.
Coordenado pelo Incra e de abrangência nacional, o Residência Agrária teve diferentes formatos, metodologia e conteúdo no seu planejamento acadêmico, mas um único objetivo: melhorar a qualidade de vida no campo com inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Foi realizado por meio de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os 35 projetos selecionados para o Residência Agrária foram executados por instituições de ensino e de pesquisa.