Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Importante Vice Campeonato!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Levantamento realizado pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial (www.inpi.gov.br), órgão oficial de registro de marcas e patentes, e denominado de “Indicadores de Propriedade Industrial 2018”, mostra que no ano passado, a UFCG – Universidade Federal de Campina Grande foi a “segunda universidade do Brasil em número de pedidos de registros de patentes”. Com 70 registros, a UFCG foi superada somente pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, que teve 77 patentes solicitadas. A Paraíba ainda emplacou a UFPB – Universidade Federal da Paraíba, em quarto lugar com 66 patentes requeridas. Segundo ainda o documento do INPI, em 2017 foram solicitadas, em nível nacional, “28.667 patentes, número 7,6% menor que o de 2016”, destacando-se três áreas tecnológicas com maior número de pedidos: química orgânica fina, tecnologia médica e produtos farmacêuticos. Já os pedidos de registros de marcas atingiram 186.103, um aumento de 12% em relação a 2016. O interessante é que a Paraíba, em 2017, foi o “oitavo estado no ranking brasileiro, e segundo lugar no ranking regional, no número de pedidos de registros de patentes”. Para os padrões brasileiros é um feito e tanto!

Medicina Nuclear e a Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, dentro dos investimentos que vem fazendo há várias décadas, no tocante a obtenção de um submarino movido à energia nuclear, tem obtido “ganhos paralelos” para a medicina nuclear brasileira. Um dos exemplos é o RMB (Reator nuclear Multipropósito Brasileiro) que além de servir como fonte de força para o submarino, “vai produzir radioisótopos para a fabricação de medicamentos usados no tratamento e diagnostico de doenças nas áreas de cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia”, substituindo os produtos importados extremamente caros. Segundo a Marinha, “a tecnologia derivada do uso do reator, tornará o Brasil referência em medicina nuclear, pois será autossuficiente na produção de radioisótopos, podendo, inclusive, tornar-se exportador destes produtos”. Da mesma forma, o “RMB vai permitir a produção de fontes radioativas para uso na indústria e agricultura”, hoje totalmente dependentes de material importado.

Medicamentos entregues por Drone

A revista Aeromagazine, especializada em aviação, publicou matéria sobre o começo da utilização, na Suíça, de drones para entregar medicamentos, amostras de sangue para exames e outros materiais médicos urgentes, na região polarizada pela cidade de Berna. O novo serviço, que conta com o apoio do Swiss Post, o correio oficial suíço, inicialmente está sendo testado entre o Insel University Hospital e o Tiefenau Hospital, distantes 2,5 Km um do outro. A distância é relativamente pequena, mas o sucesso obtido até agora, já faz o Swiss Post “planejar utilizar a os drones também, na cidade de Zurique”. O grande ganho na utilização deste tipo de solução tecnológica é o relacionado à diminuição do tempo de entrega dos produtos, em cidades com transito congestionado, refletindo diretamente na diminuição de risco para a saúde de pacientes em condições graves, onde cada minuto para inicio do tratamento pode significar a vida ou a morte.

Chegou ao Vinho!

O uso de “Realidade Aumentada” (tecnologia que permite uma visão ampliada, semelhante ao mundo real, mas de forma digital, por meio de uma câmera, aplicativo para smartphone ou vídeo) chegou à indústria vinícola. A empresa chilena “Concha y Toro”, dona da marca de vinho “Casillero del Diablo”, disponibilizou um aplicativo (App) para smartphone, denominado de  “Devil´s Reader”, que “ajuda na escolha do melhor vinho para cada ocasião”. Utilizando no desenvolvimento do App, os conceitos de Realidade Aumentada o aplicativo “identifica o rótulo do vinho e sua cepa, dando sugestões de ingredientes e pratos que melhor harmonizam com a variedade escolhida”. A solução está disponível na loja Google Play e na Apple Store.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário