Ideme põe fim à disputa territorial nos limites entre Conde e Alhandra

A disputa territorial entre os municípios de Conde e Alhandra, Litoral Sul paraibano, foi resolvida na sexta-feira, 16. O Governo do Estado, numa ação do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), identificou o marco geográfico que divide as duas cidades paraibanas e, com isso, duas fábricas que estavam localizadas em Alhandra passaram para o território do Conde.

De acordo com a coordenadora de Cartografia do Ideme, Tereza Auxiliadora de Carvalho, a divisa correta entre os dois municípios paraibanos fica ao lado da fábrica ‘Assunção’, na margem da BR-101, em Alhandra. “O marco geográfico foi deslocado 572 metros do local correto, em Alhandra. Por conta disso, a cidade ganhou duas fábricas. Agora, comprovamos que os empreendimentos ‘Repet’ (reciclagem de garrafas plásticas) e a ‘Mouriflex’ (produção de borracha) estão instalados no município do Conde”, explicou.

Os trabalhos de identificação do marco territorial começaram em fevereiro deste ano e terminaram neste mês. Nesse período, técnicos do Ideme e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa) visitaram as duas cidades para verificar os verdadeiros limites entre Conde e Alhandra. “Nós utilizamos a tecnologia de mapeamento via satélite, o GPS, para descobrir o marco geográfico. Na Paraíba, outras 15 cidades esperam a identificação das divisas intermunicipais”, detalhou a coordenadora de Cartografia do Ideme.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.