HULW desenvolve ações de incentivo ao aleitamento materno

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Você já ouviu falar em “hora de ouro”? Essa expressão trata da primeira hora de vida do recém-nascido e da importância desses 60 minutos para a amamentação. A chamada “hora de ouro” e outros temas fazem parte da campanha Agosto Dourado, que está sendo desenvolvida este mês no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh).

Realizada em todo o Brasil, a campanha tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno, e não foi por acaso que a iniciativa recebeu o nome de Agosto Dourado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é considerado como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, também há benefícios para a mãe que amamenta, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

A campanha Agosto Dourado é promovida no HULW pela Coame (Comissão de Aleitamento Materno) e inclui ações de engajamento e capacitação de colaboradores, sinalização do hospital, arrecadação de vidros para armazenamento de leite humano e sensibilização da equipe para a importância da “hora de ouro”. A iniciativa começou há duas semanas, mas algumas ações vão continuar mesmo após o fim do chamado Agosto Dourado, como é o caso da afixação de relógios analógicos de parede alusivos à “hora de ouro”.

Outra medida que está sendo desenvolvida pela Comissão de Aleitamento Materno e será mantida é a aquisição de carimbos especiais. Com isso, os documentos oficiais da mãe e do bebê que nasceu na maternidade do HULW serão carimbados com a frase “Hora de ouro realizada com sucesso”.

“A hora de ouro para a amamentação é conhecida como a primeira hora de vida do recém-nascido. Neste momento, logo após o parto, deve acontecer o contato pele a pele do bebê e da sua mãe, fundamental para fortalecer o vínculo afetivo entre ambos e favorecer o aleitamento materno. Essa prática corresponde ao 4º Passo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e deve ser fortalecida, tendo em vista os inúmeros benefícios para a saúde de mãe e filho e para a redução da morbimortalidade neonatal”, explica Janine Maciel Barbosa, presidente da Coame.

Ela também lembrou que o HULW está entre as instituições da Paraíba que possuem a certificação Hospital Amigo da Criança. “Isso reforça, ainda mais, a importância de garantirmos a hora de ouro na instituição, principalmente com a promoção de ações que fortaleçam essa prática junto aos profissionais responsáveis pela assistência às puérperas”, afirmou Janine Barbosa.

ARRECADAÇÃO DE VIDROS – Durante todo este mês, a campanha Agosto Dourado do HULW também quer sensibilizar a comunidade para a doação de frascos de vidro, que serão utilizados no armazenamento de leite humano. Para estocar esse leite, seja da própria mãe, seja doado por um banco de leite humano, o ideal são frascos de vidros com tampa plástica rosqueável, como os de café solúvel.

Atualmente, o HULW está com o estoque baixo de recipientes utilizados para acondicionar o leite materno. Por isso, toda colaboração é bem-vinda. A doação dos frascos deve ser feita diretamente na recepção do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa (Rua Tabelião Stanislau Eloy, 585, bairro Castelo Branco).

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