Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

HU de João Pessoa retoma parte das atividades ambulatoriais a partir de segunda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Após uma semana de suspensão das atividades, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, retoma o atendimento de algumas especialidades no ambulatório Professor Antônio Dias dos Santos na próxima segunda-feira (8).

A interrupção temporária entre os dias 2 e 5 de março ocorreu devido ao agravamento da crise ocasionada pela pandemia de covid-19. O retorno da assistência foi definido na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião realizada com a Gerência de Atenção à Saúde e as divisões a ela relacionadas, além de demais setores da instituição envolvidos no acolhimento, segurança e atendimento aos pacientes.

“A medida de interrupção dos serviços do ambulatório e das cirurgias eletivas foi tomada em virtude do grande aumento do índice da covid-19 em nosso Estado. Considerando nossa última avaliação da situação e o retorno, em 8 de março, dos colaboradores que ainda estavam em trabalho remoto, identificamos a possibilidade de reabertura já a partir da próxima semana. Agradecemos pela compreensão de toda a população”, esclareceu o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani.

Retorno de serviços

Serão retomados os atendimentos ambulatoriais com atendimento presencial nas especialidades de: Reumatologia, Pneumologia, Endocrinologia, Gastroenterologia – Hepatologia e Neonatologia (Follow-Up), conforme agenda previamente marcada.

Também serão mantidos em funcionamento os ambulatórios de retorno de cirurgias (pós-operatórios); ambulatório de pré-natal; ambulatórios oftalmológicos de laser, Injeção Intravítrea e ambulatório de mácula; Serviço de infusão de imunobiológicos e Sala Vermelha de atendimento.

Serão atendidos no 4º andar do hospital os usuários com esporotricose e aqueles com hepatite e tuberculose já acompanhados pela Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Mantêm-se abertos os atendimentos de urgências já previstas na instituição: Oftalmologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Obstetrícia, além da urgência ortodôntica dos pacientes fissurados. Também estão mantidos a realização de exames e os procedimentos dos pacientes já internos, tanto os já agendados quanto os que se fizerem necessários em decorrência da evolução clínica.

Serão mantidos os atendimentos/consultas/procedimentos agendados nas seguintes situações: Atendimento no SAE (Serviço de Atendimento Especializado Materno Infantil) com ou sem cartão de identificação; retornos cirúrgicos com resumo de alta; Teste do Pezinho, PPD (teste cutâneo para tuberculose) e vacinação de BCG/Hepatite; e Pulsoterapia, bem como a usuárias do Pré-Natal de Alto Risco.

Suspensão

Permanecem suspensas as cirurgias não-essenciais, sendo mantidas cirurgias oncológicas e bariátricas, além das oftalmológicas. Mantêm-se suspensos os exames eletivos de imagem, endoscópicos e laboratoriais e procedimentos ambulatoriais não contemplados nos casos acima.

Continuam suspensas as visitas de familiares às Unidades de Enfermaria, Terapia Intensiva e demais setores do Lauro Wanderley. Está assegurada a presença dos acompanhantes nos termos previstos em lei.

Reagendamento – Mais de 2 mil pacientes estavam com consultas e procedimentos marcados para o período de 2 a 5 de março. Para evitar possíveis instabilidades no sistema de marcação, foi elaborada uma agenda a fim de que os usuários possam ter o atendimento marcado para uma nova data.

O reagendamento das consultas e cirurgias eletivas que foram afetadas pela suspensão dos serviços deve ser feito exclusivamente por telefone, por meio dos contatos disponibilizados pelo Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW. Os telefones são 3206-0606, 3206-0652, 3206-0656, e 3206-0689.

Os usuários precisam atentar para o cronograma de marcação: os pacientes que tinham atendimento no último dia 2 devem ligar apenas no dia 16 de março; os usuários com agendamento para 3 de março devem telefonar somente em 17 de março; aqueles que tinham consultas no dia 4 precisam ligar no dia 18 e, finalmente, quem estava marcado para o dia 5 deve entrar em contato apenas no dia 19 de março.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência