Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hospital Santa Isabel e UPAs retomam atendimentos para pacientes sem Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a nova etapa do Plano Estratégico de Flexibilização de João Pessoa, anunciado na última sexta-feira (2) pelo prefeito Luciano Cartaxo, unidades de saúde referência no atendimento de pessoas com Coronavírus, retomam as atividades normais. O Hospital Municipal Santa Isabel volta a realizar consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também voltam a realizar atendimentos por demanda espontânea. As unidades seguem recebendo pacientes com Covid-19, só que em alas separadas.

No Hospital Santa Isabel, as consultas ambulatoriais já foram retomadas, já as cirurgias que estavam agendadas antes da pandemia, o Hospital está fazendo contato com os pacientes por telefone, para que sejam remarcadas. Nesse contato é avaliada a condição de cada paciente, se está dentro do grupo de risco da Covid-19 ou apresenta algum risco cirúrgico. Quem estiver apto já consegue marcar a cirurgia.

Essa é uma das medidas e protocolos de segurança que estão sendo adotados pelo Hospital Santa Isabel nessa volta dos atendimentos, como destacou a diretora da unidade, Maria Dorinha Soares Macedo. “Fazemos uma entrevista prévia para saber se o paciente teve ou tem algum sintoma, avaliamos todas as condições clínicas para, em seguida, marcar a consulta com cirurgião e anestesista e, consequentemente, realizar a cirurgia”, ressaltou.

UPAs

Já nas Unidades de Pronto Atendimento voltam a acontecer os atendimentos de urgência por demanda espontânea, classificados como amarela, vermelho e verde. Em casos leves, a referência continua sendo a Atenção Básica, como explicou Tatiane Coelho, diretora da UPA Oceânia. “A pessoa que está com uma dor na garganta, corpo mole, uma dor de cabeça – isso não é urgência – ela deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), que tem cobertura em todos os bairros da cidade. Urgência é uma suspeita de infarto, o paciente que está desorientado, pneumonia, convulsão, crise epiléptica, uma infecção urinária grave, que precise ficar internado para tomar antibiótico, deve procurar uma UPA. E, claro, seguimos atendendo pacientes de Covid-19, com todas as normas de segurança”, afirmou.

Orientação

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que todos devem seguir respeitando as chamadas ‘regras de ouro’ contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas. A PMJP também alerta ainda sobre a importância do hábito de lavar as mãos sempre que possível.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega