Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hospital Santa Isabel e UPAs retomam atendimentos para pacientes sem Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a nova etapa do Plano Estratégico de Flexibilização de João Pessoa, anunciado na última sexta-feira (2) pelo prefeito Luciano Cartaxo, unidades de saúde referência no atendimento de pessoas com Coronavírus, retomam as atividades normais. O Hospital Municipal Santa Isabel volta a realizar consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também voltam a realizar atendimentos por demanda espontânea. As unidades seguem recebendo pacientes com Covid-19, só que em alas separadas.

No Hospital Santa Isabel, as consultas ambulatoriais já foram retomadas, já as cirurgias que estavam agendadas antes da pandemia, o Hospital está fazendo contato com os pacientes por telefone, para que sejam remarcadas. Nesse contato é avaliada a condição de cada paciente, se está dentro do grupo de risco da Covid-19 ou apresenta algum risco cirúrgico. Quem estiver apto já consegue marcar a cirurgia.

Essa é uma das medidas e protocolos de segurança que estão sendo adotados pelo Hospital Santa Isabel nessa volta dos atendimentos, como destacou a diretora da unidade, Maria Dorinha Soares Macedo. “Fazemos uma entrevista prévia para saber se o paciente teve ou tem algum sintoma, avaliamos todas as condições clínicas para, em seguida, marcar a consulta com cirurgião e anestesista e, consequentemente, realizar a cirurgia”, ressaltou.

UPAs

Já nas Unidades de Pronto Atendimento voltam a acontecer os atendimentos de urgência por demanda espontânea, classificados como amarela, vermelho e verde. Em casos leves, a referência continua sendo a Atenção Básica, como explicou Tatiane Coelho, diretora da UPA Oceânia. “A pessoa que está com uma dor na garganta, corpo mole, uma dor de cabeça – isso não é urgência – ela deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), que tem cobertura em todos os bairros da cidade. Urgência é uma suspeita de infarto, o paciente que está desorientado, pneumonia, convulsão, crise epiléptica, uma infecção urinária grave, que precise ficar internado para tomar antibiótico, deve procurar uma UPA. E, claro, seguimos atendendo pacientes de Covid-19, com todas as normas de segurança”, afirmou.

Orientação

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que todos devem seguir respeitando as chamadas ‘regras de ouro’ contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas. A PMJP também alerta ainda sobre a importância do hábito de lavar as mãos sempre que possível.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta