Hospital Edson Ramalho promove palestra sobre “Manejo Clínico da Malária”

Mais de 40 profissionais do Hospital Edson Ramalho participaram da palestra “Manejo Clínico da Malária”, com o cirurgião dentista e mestre em microbiologia, Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho, nesta semana, no auditório da unidade hospitalar, em João Pessoa. A iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

“O objetivo da capacitação foi de atender a demanda dos nossos profissionais dos setores de Urgência, Maternidade e Unidades de Terapias Intensivas (UTI) com relação à conduta adequada frente a um paciente com malária”, explicou a gerente do NEPS, Cap. QOS Cícera Reichert.

Durante a palestra sobre “Manejo Clínico da Malária”, os profissionais receberam informações sobre novas e tradicionais técnicas para o manejo nos casos suspeitos de malária, que são adotados pela rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A malária é uma patologia com potencial fatal, que mata por ano cerca de 1 milhão de pessoas no mundo todo. A Paraíba não é considerada zona endêmica desta doença, ou seja, não é característico que apareçam casos dela aqui no estado, mas precisamos estar capacitados para os casos iminentes ”, destacou o cirurgião dentista Pedro Marcos. Para ele, “é louvável o interesse do Hospital Edson Ramalho em capacitar seus profissionais, uma vez que dependemos deles para evitar que a doença venha a causar danos a nossa população”.

Para o diretor geral do Hospital Edson Ramalho, a prevenção da malária deve ser intensificada neste momento na atenção básica, média e alta complexidades, nos serviços urgência e emergência, na atenção hospitalar de todo o estado, tendo em vista os casos da doença que foram registrados pelo Hospital Universitário (HU) Lauro Wanderley, neste ano. “Juntos podemos evitar o avanço da doença em nosso estado”, finalizou o diretor.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.