Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hospital de Trauma realiza ação hoje para conscientizar população sobre queimaduras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O número de pessoas acometidas por acidentes envolvendo queimaduras voltou a crescer após o período pandêmico, fator que gera preocupação entre os profissionais de saúde que atuam, diariamente, frente à recuperação desses pacientes. No Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, não é diferente. Pensando em informar e conscientizar as pessoas sobre os meios de prevenção aos acidentes envolvendo queimaduras, a unidade de saúde fará uma grande mobilização no Busto de Tamandaré, nesta quinta-feira (9), às 17h.

O evento faz parte da 20ª Campanha de Prevenção às Queimaduras Marcas que Ficam Para Sempre. No local, será montada uma tenda com a presença da equipe multiprofissional da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), que estará realizando mini palestras sobre a prevenção de queimaduras e distribuição de folders. Na ocasião, a população poderá tirar dúvidas sobre os vários tipos de queimaduras e como proceder numa situação de emergência, também poderá aprender sobre a segurança dos fogos de artifícios e fogueiras.

Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, o objetivo é conscientizar a sociedade, durante este período junino e evitar que os números de queimaduras cresçam. “Nossas campanhas em anos anteriores surtiram efeito. Por isso, estamos realizando essa ação com muita alegria e com nossa equipe completa, a fim de levar informações importantes para pessoas que irão passar em nossa tenda. Do mesmo jeito que realizamos um trabalho humanizado no Hospital de Trauma, estaremos fazendo neste evento, ” ressaltou.

Em 2019, Karla Dias Barros, ainda lembra dos momentos de dor que passou na véspera de São João, quando sua filha de seis anos caiu numa fogueira. “O susto foi enorme. Eu pensei sim que perderia a minha filha. É uma dor que só quem é mãe pode sentir ao ver o seu filho naquela situação, mas graças a Deus ele está bem e recuperado. O acidente é sempre muito rápido, então o cuidado deve ser redobrado. Ela estava brincando no quintal próximo a uma fogueira e houve uma explosão que atingiu várias partes do corpo dela. Agora os cuidados são redobrados”, salientou.

Segundo o setor de estatísticas da unidade de saúde, em 2021, mais de 900 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura (469), contato com o objeto em alta temperatura (149), por fogo (72), fogos de artifício (18), produto químico (28), eletricidade (nove), insolação (sete), caravelas (dois), entre outros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney