Guarabira já pode receber recursos federais

Em seu programa de rádio semanal, “Conversa com o Prefeito”, Zenóbio Toscano fez um balanço da última semana de sua gestão. Um dos pontos destacados por ele foi a solução da última pendência que impedia a prefeitura de receber qualquer recurso de convênios e emendas parlamentares junto ao governo federal. De 14 itens exigidos pelo governo para o repasse de verbas federais, 12 estavam pendentes desde a administração passada. Os pontos mais complicados, segundo o gestor, eram referentes ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Instituto Assistência e Previdência Municipal (IAPM). A última pendência foi resolvida com o Ibama, o que garante, pelo menos 6 meses em que a prefeitura poderá receber o aporte de recursos. Ainda existe uma multa, aplicada cerca de dois anos atrás, relativa ao problema do lixão, no valor de R$ 75 mil, cujo pagamento está sendo negociado. Também foi acertada com o mesmo órgão, a cessão de uso para o município, de um terreno no Sítio Lajes, onde será construída uma escola ambiental.
 
Zenóbio ainda tratou, no programa, da reunião que aconteceu na Associação Comercial de Guarabira (Aceg), para a criação do consórcio regional de resíduos sólidos. O encontro contou com a participação de prefeitos de 16 cidades da região. O prefeito destacou que esta foi a terceira reunião que ele participou desde que assumiu a prefeitura. Na próxima segunda-feira, haverá outro encontro, desta vez para assinar um termo de adesão que está sendo elaborado, com o objetivo de agrupar esses municípios para a instalação do consórcio que irá funcionar como pessoa jurídica, e será responsável pela elaboração de um projeto intermunicipal, para a construção do aterro sanitário. Toscano também lembrou que propôs e foi aceito pelo grupo, que cada município tenha participação proporcional à sua população. Por exemplo, se Guarabira tiver 8 vezes a população de outro município, a cidade pagará 8 vezes  mais para a administração do aterro sanitário.
 
Sobre a saúde, o prefeito  falou que já está em fase de conclusão do processo de licitação para compra de medicamentos e de todo o atendimento de oftalmologia. Salientou que já foram contratados alguns especialistas para a Policlínica, mas que toda a burocracia existente para a contratação de profissionais dificulta esse processo.
 
O prefeito ainda abordou o Programa Nacional de Habitação Rural, destacando que acertou com o secretário de agricultura, Marcelo Bandeira, que as inscrições dos moradores da zona rural serão feitas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, até mesmo aos sábados. Em comunidades maiores como o Pirpiri, Maciel e Cachoeira, as reuniões devem acontecer na própria localidade.
 
As novidades na educação tiveram início com uma reunião de Zenóbio, com Marcondes Medeiros, presidente da Fecomércio. Foi acertado que os alunos que fizerem parte dos passeios culturais, poderão almoçar no balneário do Sesc. Outra atividade será o deslocamento ao município do Brejo do ônibus da entidade comerciária para o aperfeiçoamento profissional, nas áreas de hotelaria e restaurantes. O prefeito também vai se encontrar com o presidente da Federação da Indústria, Buega Gadelha, para avaliar a possibilidade de outros cursos serem implantados no Senai em Guarabira. Outra novidade anunciada por Toscano, foi que a prefeitura alugou as dependências do antigo Colégio Executivo, para a instalação do Programa “Mais Educação”.
 
Zenóbio disse que se reunirá com o governador Ricardo Coutinho, e que entre outros assuntos tratará da criação de um abatedouro regional, em parceria com outras cidades.
 
Outra novidade, foi a realização do levantamento topográfico para o projeto de  interligação da Santa Terezinha com João Casemiro, do Alto da Boa vista com o Bairro Novo, e do Bairro Novo com o Cordeiro.
 
No final do programa, o prefeito prestou homenagem às mulheres, citando Dona Maria Eulália Cantalice, “ pode-se dizer que ela ensinou Guarabira a ler e a escrever, e merece todo nosso respeito, vamos fazer uma grande homenagem em comemoração aos 100 anos de idade de Dona Maria Eulália”.
 
O programa Conversa com o Prefeito vai ao ar todas as quintas às 11h na rádio Constelação Fm.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.