Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gualter Ramalho é empossado na Academia Paraibana de Medicina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O anestesiologista e presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, é o mais novo integrante da Academia Paraibana de Medicina (Apmed). Ele tomou posse sexta-feira (4) à noite na cadeira de número 31. A sessão foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e teve entre os convidados médicos, familiares e amigos das mais diversas áreas.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Apmed, João Gonçalves de Medeiros Filho. “Gualter Lisboa Ramalho é um jovem médico que muito tem contribuído para a medicina do nosso Estado, seja no exercício da profissão ou na liderança de órgãos e entidades médicas. Sua trajetória é um exemplo de força, garra e perseverança”, declarou.

A saudação ao novo acadêmico ficou sob a responsabilidade do médico João Modesto Filho, membro titular da Apmed e amigo desde o curso de medicina. “Na época de estudante, Gualter já se distinguia pela perseverança e caráter. Notava-se como sabia combinar inteligência com trabalho e aglutinação”, lembrou.

João Modesto também ressaltou a importância da família na vida de Gualter Ramalho – que é filho do advogado, professor e compositor Luiz Ramalho e de Maria Jayra Lisboa Ramalho – e o desempenho no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Gualter e sua equipe [na Unimed João Pessoa] foram verdadeiros heróis”, afirmou.


EMOÇÃO E HOMENAGENS

Gualter Ramalho contou que decidiu fazer medicina por perder o pai, aos 13 anos de idade, para a leucemia, escolhendo atuar no controle da dor, principalmente a de origem oncológica. Emocionado pela lembrança, ele foi acompanhado no restante do discurso pelos filhos Luiz e Isabela.

O médico afirmou que ingressa na Apmed para contribuir com o resgate da medicina humanística, a partir de princípios e valores inalienáveis. A cadeira 31 tem como patronesse a médica Neuza de Andrade Marinho e foi ocupada antes de Gualter Ramalho pelo médico Gutemberg Pessoa Botelho. “Tenho a honra de estar ingressando nessa renomada Academia e poder contribuir com a medicina humana, sua evolução e o resgate dos valores do exercício da medicina com ética e dignidade”, enfatizou.

A entrega dos distintivos da Apmed – pelerine e colar acadêmico – foi feito pela esposa Tarciane Ramalho e pela filha Isabela. “Durante a pandemia, entre tantas incertezas, vimos crescer esse herói incansável, que é Gualter, um homem que por onde passa deixa muito ensinamento de força, de amor, de bondade”, afirmou Tarciane Ramalho, que também é médica. Após fazer o juramento, Gualter Ramalho recebeu o diploma de posse do secretário-geral da Apmed, acadêmico Paulo Germano.

Fundada em 19 de dezembro de 1980, a Apmed é composta por 40 membros titulares e 12 eméritos. A academia tem como finalidade contribuir para a divulgação do conhecimento médico-cultural, dos valores éticos e históricos, o aperfeiçoamento do ensino médico e a melhoria da saúde da população.


CURRÍCULO

Gualter Ramalho formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1993, optando pela especialidade de anestesiologia. Mas logo foi ampliando e complementando a sua atuação com especializações em acupuntura e tratamento da dor. A formação inclui títulos de especialista e doutorado, que o tornaram referência na área na Paraíba.

Além do trabalho como médico, Gualter Ramalho se destaca como liderança no cooperativismo. Paralelamente ao trabalho na Unimed JP, também é presidente da Unimed Federação Paraíba; membro do Conselho Confederativo da Unimed do Brasil; e membro do Conselho de Administração da Central Nacional Unimed (CNU).

Como liderança médica, já atuou na Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA); na Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), que presidiu por dois mandatos; e no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), entre outras entidades e instituições da área.

O conhecimento adquirido nesses quase 30 anos de profissão não ficou restrito ao cuidado com os pacientes. Ele é compartilhado por Gualter Ramalho com os futuros médicos formados na UFPB, onde é professor adjunto da disciplina de Anestesiologia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais