Gripe H3N2: após réveillon, Recife tem aumento de 71% no número de infecções por influenza

Uma nova atualização dos casos de influenza no Recife, divulgado na tarde desta segunda-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mostra que o município confirmou, até o momento, 2.138 casos de influenza subtipo A (H3N2). O número representa um aumento de 71%, em comparação com a última quarta-feira (29/12), quando foram registrados 1.247 casos da gripe .

Agora, com os dados desta segunda-feira, só para 14 o volume de pacientes que não resistiram às complicações decorrente da infecção e foram a óbito. Há cinco dias, o Recife totaliza seis vítimas fatais. Todos os óbitos, segundo a Sesau, foram confirmadas por critério laboratorial. Os pacientes que faleceram idades entre 34 e 91 anos.

Na área externa da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, o novo ponto de testagem estadual para detecção da covid-19 tem pressão cerca de 150 de pessoas por dia com sintomas gripais, desde que foi inaugurado, na última quarta-feira (29). No local, é possível fazer o teste rápido de antígeno para detecção do coronavírus e sabre o resultado em cerca de 20 minutos. O posto de testagem funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Na tarde desta segunda-feira (3), a reportagem do JC acompanhou a movimentação de pessoas que foram ao posto de testagem com sintomas gripais. De acordo com uma das profissionais que atuam na estratégia do Testa PE Tathiane Sá, o local tem uma importante procura. “Todos os dias ultrapassamos o número de cem testes realizados. Até mesmo no feriado (1º / 1), ocorreu movimento”, disse. A médica Zilda Cavalcanti, 54 anos, acompanhou o filho, Daniel Cavalcanti, nesta segunda-feira, para realização do teste. “Desde sábado (1º), ele está com sintomas leves: nariz entupido, moleza e uma leve dor de garganta. Já tomou como duas doses da vacina, que salva vidas”, contou Zilda, que também fez o exame.

No Recife, nesta primeira semana de 2022, uma Prefeitura do Recife leva o serviço de testagem gratuita contra a covid-19 para seis localidades do Recife. Os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal estão, até o sábado (8), das 9h às 16h, em vários pontos da cidade, como unidades de saúde e parques, realizando exames. Cada local tem capacidade para realizar até 200 testes. Entre os bairros que vão receber a ação esta semana, estão Afogados, Cordeiro, Macaxeira e Ilha Joana Bezerra.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa. Basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Caso sejam identificados pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, os profissionais agendam, por meio do Atende em Casa , a realização do RT-PCR, teste padrão-ouro para detecção do vírus ativo.

Até agora, 27.888 testes foram emitidos em mais de 70 localidades, com índice de positividade de 5,8% do total de pessoas examinadas. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Confira a programação

Segunda (3):

Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro

Terça (4):

Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro

Quarta (5):

Quinta (6):

Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro

Sexta (7):

Sábado (8):

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.