Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo lança edição 2023 do Se Liga no Enem, em Guarabira, nesta segunda-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lança nesta segunda-feira (29) a edição de 2023 do programa estratégico de apoio e incentivo aos estudantes que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Se Liga no Enem e o Desafio Nota Mil. O evento acontecerá a partir das 10h, na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira.

A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar os estudantes no processo de preparação para o Enem, fornecendo materiais de estudo, aulas preparatórias e orientações para uma melhor performance nas provas. O Se Liga no Enem abrange as áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já o Desafio Nota Mil estimula a escrita das redações, essenciais para um bom desempenho no exame.

Dentre as novidades deste ano está a participação do Programa Arte em Cena, com a proposta Redartec, direcionada ao incentivo à escrita e à redação com o apelo às artes, ampliando os repertórios dos estudantes. A proposta é que as oficinas ocorram via YouTube para que contemplem todas as 14 Gerências Regionais de Ensino.

Estarão presentes no evento de lançamento o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, a secretária executiva de Administração, Pollyanna Loreto, representantes da 2ª Gerência Regional de Ensino, e profissionais envolvidos na elaboração e implementação do programa. Além disso, representantes de estudantes e professores da 3ª série do Ensino Médio de todas as 14 Regionais de Ensino também marcarão presença no lançamento. O evento será transmitido ao vivo por meio do Canal do YouTube da Secretaria de Educação.

Se Liga no Enem

O programa tem se mostrado essencial para o apoio aos estudantes que almejam uma boa pontuação no Enem, proporcionando maior igualdade de oportunidades e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior. Desde 2019, quando passou de uma estratégia para um programa de ações consolidado, o Se Liga já beneficiou quase 45 mil estudantes, dos quais cerca de 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. Na edição de 2022, o programa abriu 7 mil vagas gerais, sendo 14 salas virtuais e 17 polos presenciais distribuídos nas 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba. No total, foram mais de R$ 500 mil investidos para preparar os estudantes na edição passada.

Desafio Nota Mil

Já a iniciativa de estímulo à escrita foi criada em 2020 e mais de 110 mil estudantes já participaram, somando mais de 740 mil redações elaboradas. Ele envolve alunos do ensino médio e também do ensino fundamental. As produções, que obedecem às temáticas propostas pelo Desafio, são feitas e enviadas para serem avaliadas pela equipe de corretores do Desafio.

Aprovações em 2022

Com auxílio do incentivo à preparação dos alunos, o Enem 2022 teve 6.512 aprovações de estudantes da Rede Estadual de Ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo mais de 440 aprovações em primeiro lugar e 327 redações de excelência, com nota maior ou igual a 900 pontos. “Em 2023, toda equipe está envolvida e empenhada, desde os processos iniciais, como a garantia do apoio nas solicitações das isenções, e a preparação, para que todos os estudantes conquistem a tão sonhada aprovação”, conta Elizabete Araújo, secretária executiva de Gestão Pedagógica.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

dracodrogas (1)

Homem é preso com 25 kg de cocaína na BR 230 entre Campina e João Pessoa

jhonyamigos

Irmão e aliados de Romero prestigiam corrida ao lado de Jhony Bezerra em Campina

serie misterio no seridó_ator itame jr

Ator de novelas da Globo grava série independente na Paraíba

vacina FOTO Secom PB

Paraíba aplicou 68,7 mil doses no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação”

costureira FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 471 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

dinheiro_real FOTO Pixabay

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda-feira

giroflex sirene FOTO Pixabay

Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição

Bilhetes de aposta da mega-sena

Paraíba tem 35 apostas ganhadoras na Mega-Sena

jerusalem_israel FOTO Pixabay

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros mais altos de Santa Rita