Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo inaugura Espaço LGBT de Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, inaugura nesta quarta-feira (15), às 15h, o Centro Estadual dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia (Espaço LGBT – Luciano Bezerra Vieira). O serviço funcionará no mesmo prédio do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, na avenida Pedro I, 558, no bairro São José, que também será entregue totalmente reformado. A obra para atender a nova demanda de LGBT custou R$ 175 mil.Pela manhã, às 9h, será entregue a reforma da Escola Estadual Prefeito Williams de Souza Arruda, no bairro Cuités.

O Espaço LGBTfobia de Campina Grande funcionará seguindo o mesmo modelo do serviço de João Pessoa, que foi instalado em junho de 2011 e já cadastrou 1.325 usuários e realizou mais de 11.500 atendimentos até agora. O nome dado ao Espaço LGBTfobia é em homenagem a Luciano Bezerra, uma das lideranças do Movimento LGBT da Paraíba, que faleceu ano passado.

A missão do Espaço LGBT é de promoção da cidadania e dos direitos humanos de LGBT, assim como de enfrentamento à LGBTfobia, à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. “Estamos expandindo o serviço para atender a população de Campina Grande e do interior do Estado num prédio reformado com salas para atendimento psicológico, jurídico e social”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Serviços oferecidos – O Espaço LGBTfobia de Campina Grande oferecerá atendimento psicossocial e jurídico e ações itinerantes nos municípios do interior do estado, além de realizar busca ativa. O atendimento jurídico acompanha processos de violação de direitos de LGBT, na área do direito penal, civil, previdenciário e trabalhista, com casos de adoção por LGBT, divisão de bens, acesso a benefícios previdenciários, bem como acompanha o casamento civil ou união estável entre pessoas do mesmo sexo.

O setor psicológico realiza escuta psicológica, atendimento continuado, com sessões semanais ou quinzenais, grupo focal com travestis e a transexuais e terapia individual para o processo de transexualização, além de acompanhamento psicológico a familiares de LGBT. Tem realizado um trabalho especial e importante para pessoas transexuais que estão no início da transição de gênero e chegam em busca de apoio e referências. Quando desejam fazer o trânsito de identidade de gênero, são referenciadas para o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT), implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB).

O serviço social dá providências para o acesso a serviços da Política Nacional de Assistência Social, como documentação básica, complementação de renda, habitação, trabalho e renda, capacitação profissional. Também são feitos encaminhamentos para os serviços de saúde e para a previdência social.

O serviço conta com agente de direitos humanos que faz busca ativa referente às denúncias recebidas via Disque 100 – LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e do Disque 123, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). Os profissionais também realizam oficinas e debates em escolas, associações de moradores, Cras, Creas, ONGs, etc.

Uma de suas ações é fazer a articulação entre os serviços e atores sociais, governamentais e não governamentais, para formação da Rede de Proteção e Garantia dos Direitos de LGBT. A rede objetiva qualificar o atendimento e elaborar estratégias de ações intersetoriais para o enfrentamento à LGBTfobia e a todas as formas de violações de direitos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB