Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo entrega Espaço LGBT e reforma do Centro da Mulher em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (15), o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia (Espaço LGBT Luciano Bezerra) e também a reforma do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, ambos em Campina Grande. O nome dado ao Espaço LGBTfobia é em homenagem a Luciano Bezerra, uma das lideranças do Movimento LGBT da Paraíba, que faleceu ano passado. Foram investidos R$ 175 mil na obra.

“Hoje entregamos a reforma do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, que fortalece a política de gênero em relação às mulheres, e também inauguramos o Espaço LGBT, que é essencial para combater a discriminação e o preconceito. Luciano Bezerra era um cidadão do mundo que lutou de maneira incansável pelo movimento LGBT. A luta pró LGBT é uma causa de toda a sociedade, porque envolve o direito das pessoas e o respeito ao próximo”, observou o governador Ricardo Coutinho.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, comentou que o dia é de grande celebração porque Campina Grande ganha um Centro LGBT, agregado ao Centro de Referência da Mulher que foi reformado. “Em 2012, implantamos este Centro da Mulher e não paramos de receber demanda e agora chega aqui o Centro LGBT, que vem oferecer atendimento para este segmento da população que é muito forte em Campina Grande. No mesmo espaço temos dois serviços funcionando de maneira independente e servindo da melhor forma possível”, afirmou.

A missão do Espaço LGBT é promover a cidadania e os direitos humanos de LGBT, assim como o enfrentamento da LGBTfobia, da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. “Este é um marco importante para a cidade e para a região neste segmento. Aqui será oferecido atendimento no setor jurídico, psicológico, orientação social e educativa, dessa forma, os usuários poderão se servir deste espaço de cidadania”, explicou o coordenador do Centro de Referência LGBT, Harry dos Santos.

“Esse Centro de Referência foi muito esperado e é uma grande conquista para o movimento LGBT. Também ficamos felizes pela homenagem feita a Luciano Bezerra, que era um precursor do movimento aqui em Campina Grande e foi uma referência nacional. Ele foi um exemplo de militante social”, falou a representante do movimento LGBT, Carolina Carolino de Jesus.

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia também vai realizar o serviço de busca ativa, o qual será desenvolvido por agentes de direitos humanos. Os profissionais irão se deslocar à comunidade, ao local de trabalho ou à casa de LGBTs, ficando mais próximo da sociedade e fazendo com que o serviço esteja ativamente presente na sociedade. Para mais informações sobre o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia, basta ligar para o número 3342-9129.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

Escola 2

Ministério Público ajuíza ação para obrigar município de Conde a reformar escola

Chuvas em João Pessoa 3

Meteorologia prevê mais chuvas para João Pessoa e outros municípios nas próximas horas

Centro-Administrativo-pb-640x388

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo na quinta, dia de Corpus Christi

Chuvas e rede elétrica

Energisa alerta sobre riscos de choques elétricos em dias de chuva e dá dicas de segurança

Emerson Panta, prefeito de santa rita

MP dá dois dias para Emerson Panta suspender festa de São João estimada em R$ 10 milhões

Protesto na BR 101 2

Moradores protestam e fecham BR 101, na divisa da Paraíba com Pernambuco

Chuvas em frente a CBTU

Semob orienta população para evitar deslocamentos desnecessários hoje

pedroseggudo

Chuvas: Muro da Cagepa cai, apresentador tem carro alagado e capital vive caos

Câmara de Sumé

MPPB expede recomendação à Câmara de Sumé sobre cargos comissionados

pfforadacaixa

PF cumpre mandados contra ex-gerente suspeito de desviar dinheiro da Caixa na PB