Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo do Estado anuncia ações para indígenas nesta terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado anuncia, nesta terça-feira (19), dia nacional dos Povos Indígenas, as ações para as populações da etnia Potiguara e Tabajara da Paraíba. O evento será na aldeia São Francisco, em Baía da Traição, às 10h, com o tradicional ritual do Toré e contará com a presença de representantes do governo, caciques e grupos de mulheres indígenas.

As ações para indígenas são coordenadas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Agricultura Familiar, Empreender-PB, entre outros.

Entre as demandas destes dois povos, estão previstas as entregas de sementes de milho, feijão e alevinos nos territórios,  anúncio de reformas de escolas, construção de passagens e ponte, além da programação cultural e atividades esportivas, com o tradicional Jogos Indígenas. Neste ano, acontecerá uma feira de serviços na aldeia São Miguel com ações de saúde, orientações sobre violência doméstica e empreendedorismo.

A Paraíba tem traços e marcas da presença Indígena, desde o próprio nome do Estado: Paraíba (águas ruins de navegação). O seu litoral norte é o berço da etnia Potiguara, e o litoral Sul, morada da etnia Tabajara. Os Potiguara estão distribuídos em 32 aldeias de três municípios do litoral norte, sendo eles: Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição. O termo Potiguara significa: “Comedores de camarão” e estão no mesmo território desde antes da colonização. Sua presença é marcante na cultura paraibana. Os seus costumes e tradições, (embora estando em constante contato com a sociedade não indígena), segue fortalecendo e reverenciando sua ancestralidade.

Os indígenas Tabajara estão distribuídos em três aldeias no município do Conde. O nome Tabajara significa: “Senhor da aldeia”. Apesar das investidas da sociedade não indígena, que no passado silenciou os indígenas, tomando seus territórios, os Tabajara resistiram e seguem no processo de fortalecimento das suas tradições e culturas, retomando suas terras e firmando suas aldeias.

Tabajaras – O calendário do Abril Indígena promovido pelo Governo da Paraíba teve início no último domingo (17) na aldeia Tabajara, em Barra de Gramame, com os caciques Carlinhos e Paulo Tabajara e lideranças de mulheres indígenas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, esteve presente junto com a equipe da Gerência de Igualdade Racial durante o ritual do Toré, na caminhada até a Barra de Gramame – território original dos povos Tabajara. Os povos de etnia Tabajaras exigem a demarcação da terra na área de Barra de Gramame, uma luta que a Semdh está apoiando.

“Neste momento, estamos apoiando a luta dos povos indígenas por meio de muito diálogo e ação. Durante esta semana, estamos entregando  árvores frutíferas e sementes crioulas e mudas de jenipapo e goiabeiras nas Aldeias Indígenas Tabajara, que também receberão os alevinos”, afirmou Lídia Moura.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.38.28

Francisco Fidelis registra candidatura à vaga de desembargador da Paraíba pelo Quinto Constitucional do TJ-PB

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2

Nilvan Ferreira recebe apoio de vereadora Ivonete Barros

Ivonete Barros retira pré-candidatura e anuncia apoio a Nilvan Ferreira em Santa Rita