Governo da Paraíba fará concurso com 4.400 vagas para Saúde

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), representado pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, se reuniu nesta terça-feira (22), com o secretário de Saúde do Estado Geraldo Medeiros, com o secretário executivo de Saúde Daniel Beltrammi e integrantes da Fundação Paraibana de Gestão da Saúde (PBSaúde). Durante a reunião, o Estado anunciou a realização de concurso público para a saúde, com 4.400 vagas. O Edital do concurso deverá ser lançado até o início de julho.

A reunião aconteceu no final da manhã, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em João Pessoa. Tramita no MPT-PB procedimento acompanhado pelo procurador Eduardo Varandas sobre a contratação de médicos e outros profissionais de saúde.

“A Fundação Paraibana de Gestão da Saúde (PBSaúde) – atendendo compromisso firmado com o MPT – fará o 1º concurso com 4.400 vagas para todos os profissionais de saúde e pessoal de apoio administrativo. Estamos aguardando só os trâmites administrativos”, anunciou o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, acrescentando que serão 326 vagas para contratação imediata e 4.074 para cadastro de reserva.

O secretário informou que o processo será realizado pela Fundação Vunesp e que todas as providências já estão sendo adotadas. “O concurso foi uma solicitação direta do MPT e a reunião foi justamente para apresentação formal do termo de referência do concurso ao procurador Varandas, conforme acordado em audiência pública”, informou Beltrammi. “É muito importante para que se possa selecionar profissionais de saúde que irão atuar na Paraíba e poder fazer com o acompanhamento do MPT, pra nós é fundamental, já que será o primeiro concurso da PBSaúde”, concluiu Beltrammi.

“O concurso é o único meio legítimo para o ingresso de trabalhadores na administração pública. Penso que um grande passo foi dado em prol da otimização e eficiência do sistema estadual de saúde e da moralidade pública. A conquista é de todos os paraibanos”, ressaltou o procurador do Trabalho Eduardo Varandas.

Edital – O Governo do Estado publicará na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE) a contratação da instituição que será responsável pela realização do concurso da Fundação PB Saúde. O cronograma é que até a primeira semana de julho seja publicado o edital para contratação imediata de 326 profissionais e mais 4.075 em cadastro de reserva.

De acordo com o diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, esse é um processo necessário para iniciar a implementação de instituições de saúde. “Antes mesmo da Fundação assumir as unidades, precisamos cumprir a tarefa mais importante que é formar os quadros da PBSaúde. Essa é uma etapa primordial, que será feita com transparência, democracia e amplo acesso para que possamos selecionar as pessoas que vão cuidar da saúde de toda a Paraíba”, pontuou.

O superintendente esclareceu ainda que os profissionais das áreas administrativas e assistenciais irão atuar nas unidades à medida que a fundação for assumindo a gestão desses serviços.

Fundação PB Saúde – Fundação pública com personalidade jurídica de direito privado e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que tem como uma das finalidades a gestão e produção de cuidados integrais em saúde, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).

1 comentário

  • Mercia De Lima Araujo
    20:45

    Quantas vagas tem.pra.tenicos de.enfermagem

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.