Governador veta projeto que permitiria abertura de igrejas durante calamidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi vetado pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e aprovado na Assembleia Legislativa. O veto consta na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. O texto de autoria do parlamentar evangélico estabelecia que as igrejas e os templos de qualquer culto seriam consideradas como atividade essencial em períodos de calamidade pública no Estado da Paraíba.

No veto total à matéria, o governador explicou que a iniciativa do parlamentar é inconstitucional, fere a ordem constitucional e o interesse coletivo, calcado na proteção à saúde e na integridade física da população. Além disso, em nome desses fatore, o governo poderá, caso necessário, recomendar restrições ao exercício de certas liberdades individuais. O veto assinala ainda que o projeto restringe as prerrogativas do governador, a quem compete analisar a necessidade e pertinência de impedir acesso da população como medida sanitária de combate ao alastramento de doenças endêmicas.

Além disso, o governador pontua que o Estado da Paraíba convive há décadas com boa parte de seu território em estado de calamidade pública sem que tenha havido determinação para fechamento de qualquer igreja ou templo. A única exceção se deu durante a pandemia de Covid-19, em situação excepcional.

O ParlamentoPB procurou o deputado estadual Jutay Meneses para que ele comentasse o veto, mas o parlamentar afirmou que não iria se pronunciar durante a apreciação da matéria na Assembleia Legislativa. Evitou polemizar sobre o assunto.

Leia mais

ALPB aprova projeto que torna igrejas e templos religiosos como atividade essencial

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa