Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador é homenageado na abertura do 5º Fest Aruanda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, participou na noite de ontem da abertura do 5º Fest-Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, no Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa. Ele foi homenageado com um troféu em reconhecimento ao incentivo que o Governo do Estado vem dando à cultura paraibana.

Para Maranhão o Fest-Aruanda vem, a cada ano, se consolidando como um grande evento do calendário cultural, além de ser uma oportunidade para os paraibanos de conhecer o que está sendo produzido no Brasil. “O festival é importante para cinema da Paraíba. A contribuição que estamos dando é porque reconhecemos que é preciso prestigiar a arte”, comentou o governador, acrescentando que o filme escolhido para a pré-estréia, "Lula, o filho do Brasil", nos faz refletir sobre a prática do bem, da fé e esperança de um futuro melhor.

O coordenador do evento, Lúcio Vilar, falou do apoio do Governo do Estado para realização do festival deste ano e da homenagem concedida ao governador José Maranhão. “É justa a homenagem, porque em quatro anos de evento nunca contamos com um centavo do Governo do Estado, o tratamento foi a pão e água. Este ano, já em março começamos a conversar e abriu um novo leque de apoio com essa parceria. O estado precisa dar a devida cobertura aos eventos culturais”, concluiu.

Na abertura do 5º Fest-Aruanda o homenageado da noite foi o governador José Maranhão. Ele recebeu um troféu simbolizando o apoio que o Governo do Estado deu ao evento. Em seguida, aconteceu a exibição do curta metragem “Kohbac – A Maldição da Câmera Vermelha”, uma produção do Neppau e a pré-estréia nacional do filme "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto. O festival vai exibir durante uma semana 80 horas de projeção de filmes e vídeos representativos da produção audiovisual brasileira. Além de palestras, debates e oficinas. A entrada é franca.

O filme – Começa em 1945, no Sertão de Pernambuco, onde nasceu Luiz Inácio da Silva, o sétimo filho de Dona Lindu. Através da sofrida história dessa família conhecemos a vida do então presidente do Brasil, o Lula. Na Paraíba, a pré-estréia do longa-metragem contou com a presença do ator, Sóstenes Vital, que interpreta o irmão de Lula. “O filme mostra a força da união de uma família e a amizade entre os irmãos”, explicou.   
 
História – O Festival Aruanda nasceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), após o sucesso do Prêmio Rodrigo Rocha de Vídeo Universitário, em 2003.  Sendo instituída a premiação Troféu Aruanda e Troféu Rodrigo Rocha, uma homenagem ao jornalista e videasta paraibano, morto em 1996 quando participava de uma produção cinematográfica. Já o nome Aruanda, do filme que é o símbolo da tendência documental e caracteriza o cinema na Paraíba desde os anos 60. O festival é aberto à participação de estudantes universitários de todo o país, além de ex-alunos com produções realizadas durante o período letivo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada