Globo e Folha restringem uso de blogs e Twitter

A Globo divulgou um comunicado interno nesta quinta-feira, 10, para restringir o uso de blogs, Twitter, Facebook, Orkut e outras mídias sociais. Segundo a coluna Radar On-Line, os contratados da empresa estão proibidos de divulgar comentários sobre temas relacionados às atividades da Globo. Os funcionários só poderão ter perfis nas redes sociais com autorização da empresa.

Com a medida, a emissora pretende proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”, informa o comunicado (Leia na íntegra).

Os jornalistas da "Folha de S.Paulo" também receberam regras. Agora, há normas de conduta para atuar em blogs ou no Twitter. A medida foi apresentada nesta semana através de um comunicado e pede que os profissionais não se posicionem a favor de um candidato, campanha ou partido também que não publiquem "furos".

De acordo com o Portal Imprensa, o texto ,  assinado por Eleonora de Lucena editora-executiva do jornal, pedia que os jornalistas se posicionassem sobre assuntos políticos. "Os profissionais que mantêm blogs ou são participantes de redes sociais e/ou do twitter devem lembrar que representam a Folha nessas plataformas, portanto devem sempre seguir os princípios do projeto editorial, evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários".

Conteúdos de colunas e reportagens exclusivas também não serão permitidos, já que são reservados para os leitores da Folha e assinantes do UOL. "Eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha", afirma o texto.
 

Redação Adnews

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.