Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frei Anastácio discute fechamento de 39 unidades da CONAB, em audiência na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O mandato do deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) realizará Audiência Pública, na terça-feira (10), às 10h, no Plenário 6 da Câmara, para debater o fechamento de 39 unidades da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em todo o Brasil.

“A audiência será realizada, através da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a pedido de entidades representativas dos funcionários da Conab e outros segmentos, que estão preocupados com essa situação”, disse o deputado.

A audiência terá a presença do presidente da CONAB para expor as razões e as consequências da proposta da extinção dos 39 armazéns da Companhia, no âmbito do chamado “plano de modernização” da empresa. “Na audiência também iremos ter informações sobre a execução, neste ano, dos programas relacionados ao abastecimento alimentar e de todos os programas de interesse da agricultura familiar, por unidade federada”, informou.

As ações e doações oriundas da agricultura familiar, e de doação de cesta de alimentos destinadas às comunidades específicas estarão no debate da audiência, que contará com participação do presidente da Contag, representante da coordenação da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Contraf), representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além de Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Comissão Pastoral da Terra CPT.

Governo quer privatizar serviços

De acordo com Frei Anastácio, a extinção de 39 armazéns nas cinco regiões do Brasil, é uma forma do governo levar a privatização dos serviços de armazenagem, a despeito das ameaças diretas da medida ao abastecimento alimentar interno.

“Trata-se de mais um exemplo da política desastrosa do atual governo, que coloca o dogmatismo privatista acima do interesse público, neste caso, envolvendo uma área essencial para a segurança alimentar. A justificativa, como sempre, é que a iniciativa privada pode desempenhar melhor essa função que o poder público. Ou seja, uma desculpa que além de traduzir a motivação ideológica em detrimento da função pública da Conab, pode ser traduzida como uma autocrítica sobre a incapacidade de gestão dos atuais dirigentes da empresa”, lamentou o deputado.

Afora as explicações sobre esse tema, o parlamentar disse que a presença do presidente da Conab na audiência pública proposta, será de muita utilidade para os membros da Comissão em termos de esclarecimentos sobre a execução dos programas para a agricultura familiar, bem como, sobre as ações de ajuda humanitária sob a responsabilidade da Conab.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis