Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A pequena e aconchegante cidade de Dona Inês, localizada entre o brejo e o curimataú paraibano, será palco da arte e literatura entre os dias 2 e 5 de maio, com a realização da primeira edição da Festa Literária de Dona Inês (FLIDI).

Este evento inédito promete transformar o município em um ponto de encontro para amantes da literatura e educadores, com uma programação que engloba mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Sob o tema “Literatura e Educação para o desenvolvimento humano”, a FLIDI homenageia este ano a escritora Maria Valéria Rezende, uma figura emblemática da literatura contemporânea brasileira, cuja obra se entrelaça com os temas da educação e do ativismo social. “A FLIDI não é apenas um evento cultural, é uma afirmação de que Dona Inês é um território fértil para a educação e a literatura, capazes de inspirar e transformar comunidades”, afirma o Secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes.

Este festival literário promete não apenas celebrar a literatura, mas também inspirar os participantes a considerarem o poder transformador da educação e da leitura no desenvolvimento humano e comunitário, é o que acredita a idealizadora idealizadora do projeto, a escritora e produtora cultural Valeska Asfora, que conheceu Dona Inês quando foi convidada à lançar o seu livro, lembra que além da riqueza natural e cultural da cidade, se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes ao evento e o interesse.

“Imediatamente me pareceu uma cidade com todas as condições para realizar um evento literário de maior porte, voltado a formação de leitores, a exemplo dos festivais literários que ocorreram na Paraíba até 2016/2017. Fiz a proposta ao secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes que, prontamente compreendeu e aceitou a ideia”, lembra Valeska.

PROGRAMAÇÃO:

A festa começa na quinta-feira, dia 2, com um concurso de leitura no Ginásio José Eugênio, seguido pela cerimônia de abertura que contará com a presença de autoridades locais, representantes culturais e acadêmicos. Destaca-se a participação de representantes de instituições como SEBRAE-PB, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, o que sublinha a importância do evento para a região.

Na noite de abertura, o público será convidado a refletir sobre a capacidade transformadora da leitura na mesa “Ler é voar para outros mundos”, que contará com a presença da própria homenageada, Maria Valéria Rezende, entre outros nomes de peso da literatura paraibana.

Os dias seguintes estarão repletos de atividades. Oficinas variadas prometem atrair públicos de todas as idades e profissões, desde a arte de fazer haicais até a contação de histórias e o empreendedorismo cultural. Uma das oficinas mais esperadas é a de literatura de cordel, que será ministrada por profissionais da UFPB no ambiente inspirador da Escola Maria da Paz.

O evento também será uma vitrine para lançamentos de livros e discussões acerca de temas contemporâneos na literatura, como a representação da mulher, a intersecção entre o rural e o urbano, e a influência da cultura nordestina. Cada mesa de debate foi cuidadosamente planejada para estimular o diálogo e a troca de ideias entre escritores, acadêmicos e o público.

O sábado à tarde promete ser um dos pontos altos da FLIDI com o espetáculo de teatro de bonecos “Tem boi no algodão”, seguido por uma performance do Coro da Câmara de Campina Grande. A noite de encerramento, no domingo, contará com um sarau literário, música ao vivo e o tradicional forró pé de serra, proporcionando um final festivo para a celebração literária.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

sergioequeoriga

“Quero Quero” e o discurso contraditório do “agora é oficial”

gleisi1

PT deve anunciar na segunda que postura adotará nas eleições deste ano

matheusmnachtergaele

FestincineJP: saiba tudo sobre festival que vai exibir 42 filmes gratuitos

farmaciairregular (1)

Farmácias irregulares são interditadas em Araruna e Cacimba de Dentro

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba registra sexta maior taxa de vacinação contra a Covid-19, no primeiro trimestre de 2023

arroz FOTO marcello casal jr agencia brasil

Governo Federal autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

chuva FOTO Pixabay

Inmet alerta para chuvas intensas na Grande João Pessoa e Litoral Norte e Sul

atos golpistas 8 de janeiro FOTO marcelo camargo agencia brasil

PRF prende envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro que tentava fugir para a Argentina

preso FOTO Pixabay

Suspeito de aplicar golpe em venda de carro na Paraíba é preso em Maceió

quina sao joao FOTO marcello casal jr agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio R$ 47 milhões e começam apostas da Quina de São João