Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A pequena e aconchegante cidade de Dona Inês, localizada entre o brejo e o curimataú paraibano, será palco da arte e literatura entre os dias 2 e 5 de maio, com a realização da primeira edição da Festa Literária de Dona Inês (FLIDI).

Este evento inédito promete transformar o município em um ponto de encontro para amantes da literatura e educadores, com uma programação que engloba mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Sob o tema “Literatura e Educação para o desenvolvimento humano”, a FLIDI homenageia este ano a escritora Maria Valéria Rezende, uma figura emblemática da literatura contemporânea brasileira, cuja obra se entrelaça com os temas da educação e do ativismo social. “A FLIDI não é apenas um evento cultural, é uma afirmação de que Dona Inês é um território fértil para a educação e a literatura, capazes de inspirar e transformar comunidades”, afirma o Secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes.

Este festival literário promete não apenas celebrar a literatura, mas também inspirar os participantes a considerarem o poder transformador da educação e da leitura no desenvolvimento humano e comunitário, é o que acredita a idealizadora idealizadora do projeto, a escritora e produtora cultural Valeska Asfora, que conheceu Dona Inês quando foi convidada à lançar o seu livro, lembra que além da riqueza natural e cultural da cidade, se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes ao evento e o interesse.

“Imediatamente me pareceu uma cidade com todas as condições para realizar um evento literário de maior porte, voltado a formação de leitores, a exemplo dos festivais literários que ocorreram na Paraíba até 2016/2017. Fiz a proposta ao secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes que, prontamente compreendeu e aceitou a ideia”, lembra Valeska.

PROGRAMAÇÃO:

A festa começa na quinta-feira, dia 2, com um concurso de leitura no Ginásio José Eugênio, seguido pela cerimônia de abertura que contará com a presença de autoridades locais, representantes culturais e acadêmicos. Destaca-se a participação de representantes de instituições como SEBRAE-PB, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, o que sublinha a importância do evento para a região.

Na noite de abertura, o público será convidado a refletir sobre a capacidade transformadora da leitura na mesa “Ler é voar para outros mundos”, que contará com a presença da própria homenageada, Maria Valéria Rezende, entre outros nomes de peso da literatura paraibana.

Os dias seguintes estarão repletos de atividades. Oficinas variadas prometem atrair públicos de todas as idades e profissões, desde a arte de fazer haicais até a contação de histórias e o empreendedorismo cultural. Uma das oficinas mais esperadas é a de literatura de cordel, que será ministrada por profissionais da UFPB no ambiente inspirador da Escola Maria da Paz.

O evento também será uma vitrine para lançamentos de livros e discussões acerca de temas contemporâneos na literatura, como a representação da mulher, a intersecção entre o rural e o urbano, e a influência da cultura nordestina. Cada mesa de debate foi cuidadosamente planejada para estimular o diálogo e a troca de ideias entre escritores, acadêmicos e o público.

O sábado à tarde promete ser um dos pontos altos da FLIDI com o espetáculo de teatro de bonecos “Tem boi no algodão”, seguido por uma performance do Coro da Câmara de Campina Grande. A noite de encerramento, no domingo, contará com um sarau literário, música ao vivo e o tradicional forró pé de serra, proporcionando um final festivo para a celebração literária.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro