Na manhã de hoje, iniciou-se nas FIP (Faculdade Integradas de Patos) curso de capacitação para funcionários dos CAPS da cidade de Patos. Esta especialização faz parte do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Serviço Social em parceria com a Psicologia, da instituição. A expectativa do Projeto Capacitá, é que 45 profissionais atuantes na área, sejam capacitados.
Esta sendo trabalhado o tema saúde mental no Brasil, como a reforma psiquiatra, acolhimento a usuários e familiares, transtornos, avaliação dentre outros pontos. Este trabalho é de suma importância para os profissionais, pois com isso vão está aprendendo ainda mais e com isso da um suporte com mais qualidade e responsabilidade para os usuários que necessitam destes atendimentos especializados.
“Nesta capacitação nós temos seis módulos, dentro deles vamos falar sobre a Saúde Mental no Brasil, a reforma psiquiatra, o acolhimento aos usuários e familiares, transtornos, dependência química, depressão, internação compulsória, involuntária. Dentre estes termos, vamos está trabalhando a avaliação psiquiatra e psicológica.” Informa Mariana Montenegro, Coordenadora de Saúde Mental.
Dentro da cidade estão disponíveis três estilos de Centro, são eles: CAPSI – voltado para o público infanto-juvenil. CAPS II – onde são atendidos pessoas de todas as idades. CAPS ad – que atende aqueles que sofrem transtornos ocasionados por drogas lícitas e ilícitas, como álcool e LSD.
“Na abertura da capacitação serão abordados os seguintes temas: História da Saúde Mental no Brasil e Reforma Psiquiátrica; diretrizes de funcionamentos do CAPS e da RAPS; e a importância da multidisciplinaridade no acolhimento ao usuário.” De acordo com o site FIP Online.