Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Expotec 2023, maior vitrine de tecnologia do Nordeste, começa em João Pessoa neste domingo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Numa realização conjunta da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) começa nesse domingo (6) e vai até sexta-feira(11), a 9ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, consolidada como a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia do evento que vai ser realizado no Centro de Convenções de João Pessoa- PB, com a temática ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’.

A abertura oficial da Expotec irá ocorrer na segunda-feira, dia 07 de agosto, às 19h, na sala Tambaba, com a apresentação do Toré dos indígenas potiguaras do município de Baía da Traição. A solenidade será em conjunto com a abertura do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, e contará com a presença de autoridades convidadas dos governos federal, estadual e municipal, representantes de instituições públicas, organizações não governamentais, empresas privadas, gestores, pesquisadores, cientistas, professores, estudantes, expositores e público em geral.

A programação que consta  de mesas redonda, palestras e painéis, que  estão relacionadas a temática principal ‘Inteligência Artificial’, abordada sob  vários aspectos, que vão desde a  cibersegurança, regulamentação  educação, empreendedorismo, ecossistema digital, realidades estendidas, na visão de cientistas de reconhecimento internacional e especialistas da área a exemplo de: Tais Gaudêncio, Ricardo Schneider, Claudio Lucena, João Ricardo Moreira, Tanara Lauschner, Gisele Kauer, Priscilla Durand,  Alek Maracajá. Demi Getschko, Renata Mielli, que irão interagir com os participantes, além das discussões sobre plataformas, startups, 5G, Soft Skills, Radiolelescópio Bingo, entre outros.

Durante os dias do evento diversos projetos desenvolvidos por órgãos do Governo do Estado serão apresentados ao público que visitar a Expotec 2023: Projeto Limite do Visível, Projeto Bingo, Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), além da realização do Game Jam, numa parceria da Secties e a Ostem games,  que será uma das grandes atrações do evento. Trata-se de uma maratona de 24 horas sem interrupção de gamificação e irá atrair estudantes que cursam jogos digitais.

Outros importantes parceiros que levarão seus protótipos e projetos de  pesquisa e participarão com stands de exposições, são o Instituto Federal da Paraíba – IFPB com mais de 20 pesquisas desenvolvidas nos campi da Instituição, que vão além da sala de aula em um trabalho conjunto por estudantes e professores. Bem como a Universidade Federal da Paraíba  com os projetos Fórmula Emotion,  Aeropampa, Motorius e o Cangaço DEV. Haverá também exposição do Movimento Escoteiro com o grupo do Ar Ubuntu 133PB, como também a Polícia Militar da Paraíba que irá apresentar as tecnologias importantes do Instituto de Polícia Científica (IPC), utilizadas nas investigações de crimes diversos, nos setores de Laboratório Forense, Medicina Legal, dentre outras.

A Expotec 2023 também disponibilizará um espaço para entretenimento, e para isto contará com parceiros convidados a exemplo da Arena Jogue Fácil, especializada em eSports que vai disponibilizar uma área para jogos durante toda semana do evento, reunindo os amantes dos games e o público em geral que terá acesso gratuito e poderá participar da competição em duelos de Fortnite, Mortal Kombat, Fifa 2023, Street fighter, entre outros.
Outro importante parceiro que estará presente é ‘Anima X’ que levará a cultura pop geek que movimentará a Expotec com o público nerd geek, K-pop, gamer, fãs de cinema, de histórias em quadrinhos, games, franquias, standistas, animes, ou seja, reunirá toda uma diversidade de amantes do segmento e estará aberto para os demais participantes do evento.

Além da realização de oficinas de robótica, haverá também campeonato com arena de competições com robôs, envolvendo estudantes e servidores de órgãos, instituições e entidades que estarão participando do evento este ano.

Além das salas destinadas para realização de palestras, oficinas e o espaço expositivo, este ano haverá o Espaço do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br(NIC,br) e do Comitê Gestor da Internet(CGI.br) que patrocina a Expotec, funcionará numa estrutura de um Dommus de 20 metros de diâmetro e lá ocorrerá mini-palestras de 30 minutos, bem como exibição de  vídeos do projeto Cidadão na Rede, do NIC.br, que visa a incentiva a adoção de boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários.

Eventos simultâneos

Paralela a programação da Expotec, outros eventos ocorrerão no Centro de Convenções como, por exemplo, o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o 2º Encontro da Conexão João Pessoa – Atores do Ecossistema,  através do “Farol Digital”, que tem como propósito transformar João Pessoa em um expoente de inovação. No último dia será realizado o Seminário dos Povos Tradicionais, comunidades urbanas e rurais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergioqueoroz

Sérgio Queiroz adia anúncio de pré-candidatura depois de desculpas do PL

saojoaodesape (1)

São João de Sapé tem Xand Avião, Zé Vaqueiro e Maiara e Maraisa

luizcoutofrente

Luiz Couto apresenta R$ 59 milhões em emendas para investimentos na PB

bolsonaro e walber virgolino em cabedelo 130424

Jair Bolsonaro visita feira e faz passeata com apoiadores em Cabedelo

X rede social

Diretor jurídico que representava X no Brasil renuncia ao cargo

alcool FOTO juca varella agencia brasil

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

livros FOTO Pixabay

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba tem Dia D de vacinação contra influenza e multivacinação

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB_

Travesti é assassinada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões