Exorcista paraibano explica que internet tem aumentado casos de possessão; assista

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ritual do exorcismo é repleto de mistério. Mas, em 2017 o Papa Francisco recomendou que os sacerdotes recorram à cerimônia ao enfrentarem no confessionário “profundas inquietudes espirituais”. O Tambaú Debate deste sábado, 1º de fevereiro, entrevistou o Padre Sandro Santos, um dos dois exorcistas paraibanos formados por cursos ministrados por representantes do Vaticano. Ele confirmou que o Papa tem estimulado a formação de novos exorcistas e que os fenômenos de possessão têm se tornado mais comuns por causa da internet.

“O exorcismo é uma realidade para a Igreja e o Papa Francisco pede que haja novos exorcistas para cuidar do povo de Deus. Isso se dá a partir da curiosidade das pessoas na internet de quererem saber se o mal existe ou não. A Igreja diz que o mal existe, então, precisamos tomar cuidado porque a maior mentira que o diabo contou é que ele não existe. As pessoas às vezes vão pedir ajuda ao mal em busca de prosperidade, de amores e até de prender uma pessoa. Os exorcistas chamam isso de malefício e ele é uma brecha. A outra é a própria pessoa buscando em livros ou na internet, onde está disponível muito material [sobre satanismo]. Não procure o conhecimento pela curiosidade porque às vezes as pessoas mexem com energias e negatividades que não sabemos a que ponto podem chegar”, explicou.

Padre Sandro definiu o exorcismo como um ato da misericórdia de Deus para reverter uma escolha errada a partir da autoridade da Igreja através da autoridade de um padre habilitado pelo bispo para exercer esse ministério. Ele mesmo passou por um curso ministrado por um representante do Vaticano e por outro coordenado pelo saudoso Padre Quevedo, falecido em janeiro de 2019. Óscar González-Quevedo Bruzón foi um padre jesuíta de origem espanhola naturalizado brasileiro desde 1960. Ele foi professor universitário de Parapsicologia na UNISAL e do Centro Latino-Americano de Parapsicologia até o ano de 2012.

A formação dos exorcistas exige a formação em psicologia, psiquiatria ou parapsicologia: “A Igreja não despreza as ciências. É preciso ter discernimento espiritual para não ser confundido pela própria astúcia do mal. As ciências e a fé têm que andar juntas. Por isso a igreja é tão discreta com o exorcismo e não precisa usar o jogo de pirotecnia porque Deus está acima de tudo e o demônio muito lá embaixo”.

Descrevendo o ritual, Padre Santos disse haver grandes diferenças entre os rituais reais e os que são mostrados nos filmes de terror: “Nos filmes, se dá uma conotação que o mal tem uma força tão grande que o exorcista parece um fantoche. Os filmes de terror levam medo e pânico ao público. Atendo muitas pessoas que não vão precisar de exorcismo, mas que seu inconsciente está bombardeado com imagens do demônio que parecem que vão destruí-la. A recomendação que eu dou aos jovens é que não assistam filmes de terror. Eles acumulam imagens no inconsciente que lá na frente serão transmutadas em pânico e medo e não será bom. As ficções enaltecem o poder do mal e não citam a força e o poder de Deus”.

Mas, como saber se alguém está sob possessão ou se sofre de algum distúrbio psíquico: “Você conversa com uma menina semi-analfabeta que consegue transitar em quatro línguas fluentemente? Ela vai dizendo aberrações, zombarias com o sagrado… isso não é um caso muito comum. O demônio é contra a vida. Ele quer matar”, disse Padre Sandro que descreveu o rito e explicou que dificilmente ele é concluído de uma única vez. Outro ponto do ritual é que é recomendável ter uma imagem de Maria durante a cerimônia: “Quantas vezes já vi durante os exorcismos, rezar um terço ou ofício de Nossa Senhora e as pessoas começarem a gritar e pedir que não rezássemos. Maria é o terror dos demônios e é nossa mãe de misericórdia”.

O Tambaú Debate vai ar todo sábado às 19h20 e é apresentado pela jornalista Cláudia Carvalho.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Publicado edital do concurso da UFPB com 116 vagas e salários de mais de R$ 4,5 mil

Fraternidade Sem Fronteiras realiza encontro em João Pessoa com grandes nomes e programação cultural

Pleno do TJPB dá posse a Anna Carla Lopes, 1ª desembargadora vinda do Quinto Constitucional da OAB

Anteriores

Lucas Ribeiro e Adriano Galdino

Lucas Ribeiro transmite cargo de governador em exercício para Adriano Galdino

PF operação piracuera

Operação da PF investiga fraude em benefício previdenciário em Bom Sucesso

Legião Urbana Cover

Sábado tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

empresario

Preso mais um suspeito de participar da morte de empresário em São Bento

Homem que se explodiu

Homem morto em explosão em Brasília foi candidato a vereador pelo PL em SC

João Pessoa turismo, linda

Destino João Pessoa registra maior aumento de passageiros entre aeroportos da Aena Brasil

STFEXPLOAAO

Explosões na Praça dos Três Poderes deixam um morto e um carro incendiado

SEMOB_WIFI_Gratuito_Terminal_Valentina_Fotos_Kleide_Teixeira_12-scaled

Semob-JP define operação de transporte público para feriado da Proclamação da República

WhatsApp Image 2024-11-13 at 17.11.51

Dire Straits Legacy, uma das maiores bandas de rock do mundo, volta ao Brasil com apresentação em JP

interdicao-CT

Inspeção coordenada pelo MPPB interdita mais uma Comunidade Terapêutica