Exames descartam suspeitas de Gripe A na Paraíba

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu hoje os resultados dos exames dos dois casos suspeitos de gripe A, na Paraíba, notificados esta semana. Segundo análise do Instituto Evandro Chagas (em Belém-PA), o adolescente de 14 anos, morador de Lagoa Seca, e o funcionário público federal de 38 anos, residente em João Pessoa, não foram contaminados pelo vírus H1N1. Desde o surgimento da pandemia, a SES notificou quatro casos suspeitos, sendo todos descartados. Até agora, a Vigilância em Saúde do Estado trabalha com a evidência de que o vírus não circula no Estado.

Os dois pacientes com suspeita da doença foram notificados como caso suspeito (do garoto de 14 anos) e caso em monitoramento (do funcionário público), por eles terem chegado recentemente de países com registros da doença (Canadá e Estados Unidos, respectivamente) e apresentarem quadro de gripe. “Estamos notificando todos os casos que se enquadrem nas definições de ‘suspeito’ e ‘ a ser monitorado’, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. A população deve ficar tranquila que a doença está sob controle e sendo monitorada 24 horas, no Estado”, disse a gerente de Respostas Rápidas da SES, Diana Pinto.

Os outros dois casos suspeitos e descartados, no Estado, foram notificados entre o final de abril e o início deste mês, um em Patos e outro em João Pessoa. No Brasil, até a última quinta-feira, haviam sido confirmados 14 casos importados da doença.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.