O Conselho Municipal de Carteiras (CMC) de João Pessoa disponibilizará, até o dia 05 de fevereiro, para os mais de 500 estabelecimentos de ensino das redes públicas e particulares da capital paraibana, os formulários para solicitação das carteiras estudantis 2011 dos estudantes secundaristas. Os alunos dessas unidades de ensino terão até o dia 4 de março para requerer as carteiras nas escolas. As escolas, por sua vez, terão até o dia 14 de março para repassar ao Conselho os dados e os respectivos comprovantes de pagamento da taxa de R$ 11,00 dos estudantes, para que a entidade possa encaminhá-los à gráfica que confeccionará os documentos estudantis, conforme ficou estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado na última quarta-feira (26) por representantes do CMC, da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) e do PROCON Municipal.
A carteira de estudante 2011 entrará em vigor a partir do dia 1 de junho, data em que o documento de 2010 perderá, automaticamente, a validade. Este ano, os formulários de solicitação das novas carteiras serão entregues aos diretores das escolas na sede do CMC, localizada na Rua Treze de Maio, no Centro de João Pessoa. O valor que os estudantes deverão pagar para ter a carteira este ano será de R$ 11,00, para a primeira remessa e R$ 12,00 para a segunda remessa. Segundo Jair Soares, presidente do CMC, no ano passado, 110 mil estudantes tiveram suas carteiras confeccionadas, destas, 85 mil somente na primeira remessa. “Os estudantes estão se adiantando e não estão querendo deixar para última hora a solicitação de suas carteiras. Acredito que este ano será da mesma forma”, disse Jair.
O diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, destaca que após o encerramento do prazo para entrega dos formulários preenchidos, o CMC tem até 50 dias para realizar a entrega dos documentos aos estudantes. “Os estudantes receberão seus documentos até o mês de maio, quando acaba o prazo do CMC estabelecido pelo TAC para fazer a entrega dos documentos”, disse Mário. Ele lembra ainda que os estudantes, ao receberem os documentos 2011, já poderão utilizá-los para os fins de cadastramento ou renovação do cadastro na AETC-JP.
Quem perder o prazo de solicitação das carteiras 2011, em primeira remessa, ainda poderá requerer o documento entre os dias 14 de março e 8 de abril, quando serão encaminhadas as requisições dos documentos confeccionados em segunda remessa. Os diretores de escolas ou estudantes que desejem mais informações sobre a confecção das carteiras podem entrar em contato com o presidente do CMC, Jair Soares, através do telefone 8730-9078.