Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estados Unidos fecham espaço aéreo a aviões russos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou a guerra na Ucrânia em seu primeiro discurso do Estado da União, na noite desta terça-feira (1º), em Washington. Logo no começo do discurso, anunciou mais uma punição à Rússia por causa do conflito: um veto a que aviões do país de Vladimir Putin sobrevoem o espaço aéreo americano.

A medida, que se soma a outras sanções já anunciadas pelo democrata desde o início da ação militar de Moscou no Leste Europeu, é similar a outras definidas pela União Europeia e pelo Canadá nos últimos dias.

Biden começou o discurso falando sobre a guerra. Elogiou a resistência do povo ucraniano e do presidente do país, Volodimir Zelenski, e chamou Putin de ditador, dizendo que ele está “mais isolado do que nunca”. Destacou a resposta unificada dos países do Ocidente contra a Rússia como um exemplo de que a aliança entre EUA e Europa segue forte e afirmou que, caso essa reação não tivesse acontecido, haveria um risco grande de as tropas de Putin atacarem outros países.

“Ao longo de nossa história, aprendemos essa lição: quando ditadores não pagam um preço por sua agressão, causam mais caos. Eles seguem avançando. E os custos e ameaças para a América e o mundo continuam subindo. É por isso que a Otan foi criada, para assegurar paz e estabilidade na Europa depois da Segunda Guerra. Isso importa. A diplomacia americana importa”, disse.

Ao anunciar que o espaço aéreo dos EUA será fechado para aviões russos, Biden fez novos ataques ao presidente russo. “A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeita esforços de diplomacia. Pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estamos prontos. Putin está mais isolado no mundo do que nunca.”

Ele destacou que os ucranianos, “de estudantes a aposentados”, se tornaram soldados para defender o país. “Putin buscou balançar as bases do mundo livre pensando que poderia dobrá-las à suas ameaças. Mas ele calculou mal. Encontrou uma parede de resistência que nunca imaginou. O povo ucraniano, e sua coragem inspira o mundo”, disse.

“Os ucranianos estão lutando com pura coragem. Mas os próximos dias, semanas, meses, serão duros para eles.”

Biden reafirmou que forças americanas não se envolverão diretamente em conflito em território ucraniano, mas irão para a Europa para defender membros da Otan caso Putin avance. “Para esse fim, mobilizamos forças americanas em terra, esquadrões aéreos e navios para proteger países da Otan —incluindo Polônia, Romênia, Letônia, Lituânia e Estônia. Os EUA e nossos aliados defenderão cada polegada do território dos países da Otan com força total”, prometeu.

O presidente chegou para o evento, no plenário da Câmara, ao lado da deputada Victoria Spartz, republicana eleita por Indiana e de origem ucraniana.​ Destacou a presença da embaixadora de Kiev em Washington, Oksana Markarova, e viu muitos parlamentares com detalhes em azul e amarelo, cores da bandeira da Ucrânia —a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, tinha um broche com as bandeiras dos EUA e do país do Leste Europeu.

As medidas contra a Rússia, de modo geral, têm apoio bipartidário no Congresso dos EUA. As propostas econômicas, que formaram outra parte importante do discurso, por sua vez, geram divisões até entre democratas.

 

Com Folha de S. Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos