Marco Lima

Marco Lima tem graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, Especialista em Educação Infantil e Mestre em Serviço Social (UFPB), tendo como área de Pesquisa a Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual. Atua como Professor de Música no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Presidente da Federação Espírita Paraibana, foi co-fundador do Grupo Acorde.


Esses Tempos

Como interpretar esses tempos de isolamento social, motivado pela pandemia da corona vírus? O que está mudando no mundo, na sociedade, na economia, nas relações humanas, no meio ambiente, etc? Que mundo vai emergir pós-pandemia?

Vamos compartilhar algumas reflexões de um aprendiz, que busca interpretar à luz da Doutrina Espírita, esses Sinais, buscando encontrar Respostas às diversas questões que estão nos bastidores, desses tempos de transição planetária.

São inquietações naturais e humanas. Há de fato, um cenário preocupante, do ponto de vista das questões socioeconômicas. Numa perspectiva otimista, afirma-se: nas crises nos reinventamos. Também as empresas reprogramam suas estratégias e com o tempo, tudo vai se ajustando e resignificando.

Por paradoxo, ao lado deste cenário de crise e em função do isolamento social, temos ganhos acentuados, a destacar no meio ambiente, com menos poluição, menos hidróxido de carbono, menos aquecimento global, por conseguinte, mas qualidade no ar , rios, mares. O Planeta agradece.

A violência, o egoísmo, a indiferença moral, estavam sendo as grandes intérpretes desses tempos, parece que tudo estava conspirando para um grande conflito mundial, talvez uma guerra nuclear de conseqüências dolorosas imprevisíveis. De repente um vírus, invisivelmente, veio poupar a humanidade de um possível e terrível flagelo a nível mundial. Bem provável que o recado dado a humanidade, pela Covid-19, seja esse: volta para dentro de si mesmo; volta para perto dos seus amores; desacelera; perceba no isolamento o valor do coletivo; muda tuas perspectivas; desapega dos bens transitórios; volta para os interesses da tua alma imortal. Provavelmente, trouxe um alerta; não tem mais tempo! Os desígnios divinos são inexoráveis. A lei do progresso apresenta rodas que giram infatigavelmente e impulsionam os mundos e humanidade para frente.

Trazemos por fim, mensagens trazidas pelos benfeitores espirituais, sempre atuantes, orientando os passos evolutivos da humanidade.
Segundo Emmanuel, em O Consolador, Pergunta 88, Psicografado por Chico Xavier, 1940, nos diz “O mundo não está sob a direção de forças cegas”

Do Livro Transição Planetária Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Franco, Mensagem do Espírito Órion, Constelação de Touro Cap. III.

Caravana de Laboriosos Servidores estão sendo convocados e já se acham em preparação nas colônias espirituais próximas à Terra.
Enfrentamento inevitável entre o amor abnegado e a violência destrutiva;

Psiquismo Terrestre e Genética humana, em condições de receber os ilustres hóspedes.

“As grandes transformações, embora ocorram em fases de perturbação do orbe terrestre em face dos fenômenos climáticos, da poluição e do desrespeito a natureza, não se darão em forma de destruição da vida, mas na mudança de comportamento moral e emocional dos indivíduos, convidados uns ao sofrimento e outros pelo discernimento em torno da evolução”

Lentamente surgirão os valores da saúde integral, da alegria, harmonia pessoal, porque a solidariedade espiritual do amor estará revitalizando-nos e encorajando-nos ao prosseguimento.

Podemos inferir dessas mensagens espirituais, algo muito claro, Tudo está sob um planejamento Divino, e sendo Deus soberanamente justo e bom, surgirá uma nova terra e uma nova humanidade, sem dúvidas.

Comentários