Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Espanha libera entrada de brasileiros vacinados com Coronavac

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Turistas brasileiros completamente imunizados contra a Covid-19 podem, a partir desta semana, viajar para a Alemanha e para a Espanha sem a necessidade de fazer quarentena.

Na Espanha, a entrada foi liberada nesta terça-feira (24), e viajantes que saem do Brasil podem entrar no país desde que tenham tomado a segunda dose das vacinas da Pfizer, da AstraZeneca —incluindo Covishield, produzida na Índia— e da Coronavac, ou a dose única da Janssen, há no mínimo 14 dias.

Será preciso apresentar o certificado de vacinação traduzido em espanhol, inglês, francês ou alemão. No aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde brasileiro, já está disponível a opção para emitir o documento em inglês ou espanhol. Além disso, o passageiro deve preencher, antes de começar a viagem, um formulário de controle de saúde, disponível no site do governo espanhol. Após o preenchimento, é gerado um código QR que deve ser apresentado tanto no embarque como na chegada.

Mesmo vacinado, o viajante passará por uma triagem, que inclui medição de temperatura, checagem de documentos e verificação visual do estado de saúde —é possível, ainda, a exigência de um teste de antígenos. Assim, ainda que a entrada tenha sido flexibilizada, de acordo com a embaixada da Espanha no Brasil qualquer pessoa pode ter a entrada recusada por motivos de saúde pública.

Para se deslocar dentro da Europa, será necessário observar as condições de entrada nos demais países do continente. Cada nação estabeleceu regras diferentes, e elas têm sido alteradas com frequência.

Já os não vacinados só poderão entrar se forem espanhóis ou nacionais da União Europeia, cônjuges, parceiros com uniões estáveis ou filhos com menos de 21 anos de idade, pessoas com residência no espaço Schengen, entre outras exceções, disponíveis no site da embaixada espanhola.

A Alemanha também retirou o Brasil da lista de países com restrições mais severas, e turistas brasileiros já podem desde domingo (22) viajar sem a necessidade de fazer quarentena, desde que estejam completamente vacinados contra a Covid-19.

O governo alemão reconhece as vacinas da Pfizer, da Janssen, da Astrazeneca (incluindo a Covishield) e da Moderna, que não é aplicada no Brasil. A Coronavac, imunizante da Sinovac fabricado no Brasil pelo Instituto Butantan, ainda não está entre os aceitos pela Alemanha neste momento, mas o governo diz que a ampliação da lista “está prevista assim que os testes necessários forem concluídos”.

Embora tenha saído da lista de países com presença forte de variantes mais transmissíveis da doença, o Brasil ainda é considerado pela Alemanha uma zona de alto risco, e por isso pessoas que tiverem tomado a segunda dose há mais de 14 dias (ou a dose única, no caso do fármaco da Janssen) devem pedir o registro digital de entrada pelo site einreiseanmeldung.de antes de viajar.

Além disso, é preciso apresentar o comprovante de vacinação, que será exigido pela companhia aérea antes do embarque e pode ser pedido pela polícia alemã ou por autoridade de controle de fronteira.

Esse certificado deverá estar em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol e precisa conter os dados da pessoa vacinada (nome, sobrenome e data de nascimento), data de vacinação e número de doses aplicadas, nome da vacina aplicada e indicador da instituição responsável pela vacinação.

Caso o viajante já tenha contraído o vírus, o governo exige apenas uma dose da vacina, mas é necessário comprovar a infecção com um teste de PCR positivo em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol.

Crianças com idade abaixo de 12 anos que ainda não foram vacinadas podem entrar no país acompanhadas pelos pais completamente imunizados e não precisam fazer teste.

 

Folha online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente