Energisa Paraíba e Borborema estão entre as empresas mais bem avaliadas do Brasil

A Energisa Paraíba e a Energisa Borborema estão entre as empresas mais bem avaliadas do Brasil, segundo a visão dos próprios clientes. Os dados são da “22ª Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial Urbano de Energia Elétrica”, da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), que apontou a Energisa Paraíba (EPB) em primeiro lugar e a Energisa Borborema (EBO) em segundo, em seus grupos de atuação.

Para chegar ao Índice de Satisfação Geral (ISG), a Abradee entrevistou clientes entre junho e outubro de 2020, levando em consideração cinco áreas de qualidade: fornecimento de energia, informação e comunicação com o consumidor, conta de luz, atendimento ao consumidor e imagem da distribuidora. O ISG é a nota final dos clientes, após avaliarem cada área de qualidade.

Essas cinco áreas, por sua vez, são compostas por um conjunto de atributos que, juntos, geram, ainda, o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), que também apontou a Energisa Paraíba e a Borborema entre as três melhores concessionárias do país.

Dos 29 atributos avaliados, a Energisa Borborema evoluiu em todos e a Energisa Paraíba cresceu em 26. Com isso, as duas empresas tiveram melhorias expressivas no resultado geral da pesquisa: a EPB aumentou de 77,3 para 83,3 e a EBO de 78,2 para 86,7, o que representa um crescimento de 6 pontos e 8,4 pontos para as duas empresas, respectivamente, em relação a 2019.

Um dos pontos de maior destaque foi a satisfação em relação à conta de luz. A Energisa Paraíba aumentou de 75,8 para 88,2 e a Energisa Borborema, de 77,6 para 89,3, o que representa aumentos de 12,3 e 11,8 pontos percentuais. Outro atributo de satisfação dos clientes foi em relação ao combate a desvios e furtos de energia. Nesse quesito, a EPB elevou a sua nota de 78,2 para 88,0 e a EBO de 82,4 para 90,0, o que corresponde a aumentos de 9,8 e 7,7, respectivamente.

Ainda em relação aos resultados obtidos, as duas distribuidoras se destacaram por manter as operações das atividades de campo, fundamentais para a entrega de um serviço essencial, e a qualidade do fornecimento de energia e do atendimento aos clientes – sempre obedecendo protocolos de segurança para preservar também a saúde dos colaboradores.

“Este resultado reflete o compromisso da Energisa Paraíba e Borborema em inovar e buscar melhorias que garantam o fornecimento de energia com qualidade e na satisfação do nosso cliente”, destacou Márcio Zidan, presidente da Energisa Paraíba e Energisa Borborema.

Prêmio Abradee

A pesquisa de satisfação é um dos componentes do Prêmio Abradee, realizado desde 1999. A premiação é referência no setor por incentivar as melhores práticas entre as empresas, com foco na melhoria do serviço oferecido para a população. Para avaliar o desempenho das companhias, elas são divididas em dois grupos: com até 500 mil clientes e acima de 500 mil.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.