Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Energisa alerta sobre riscos de choques elétricos em dias de chuva e dá dicas de segurança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a chegada do período chuvoso no litoral, a Energisa alerta a população sobre os riscos de choques elétricos e os cuidados que deve ter nesse período, dando orientações de segurança para evitar acidentes com a eletricidade. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, relembra os riscos com os quais a população pode se deparar em situações de chuvas fortes.

“Algumas vezes, essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas”, explica o coordenador.

Entre as atitudes, ele destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e evite acidentes com raios”.

Dependendo da complexidade do temporal, se estiver na rua e encontrar árvore sobre a rede elétrica, poste quebrado ou cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos. Também é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos. Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal. Para este cenário, se possível, sinalize para outras pessoas que estiverem transitando no local sobre o risco de acidente e solicite que mantenham distância. Outra ação importante é, informar a Energisa via 0800 083 0196.

Acidentes
Segundo dados lançados recentemente no Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023, na Paraíba foram registrados 35 acidentes por choques elétricos, resultando em 25 mortes. O Anuário mostra ainda que os tipos de acidentes mais comuns, ocorrem em ambientes residenciais e é causado, em grande parte, por eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Áreas externas à residência são especialmente críticas, pois a combinação de eletricidade com água aumenta exponencialmente o risco de acidentes fatais devido a fugas de corrente.

Outra categoria significativa de acidentes residenciais está relacionada à falha na isolação de condutores elétricos. Isso inclui situações como o contato acidental com fios descobertos, tomadas e instalações provisórias. Lenildson alerta que é de extrema importância evitar o uso de equipamentos sem regulamentação ou controle de qualidade, especialmente extensões e adaptadores tipo “T”.

Dessa forma, para garantir a segurança, é importante tomar alguns cuidados, que podem até parecer óbvios, mas que muitas vezes, no dia a dia é deixado de lado. Dessa forma, o coordenador listou as principais dicas preventivas em dias chuvosos. Confira:

• mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre;
• retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
• nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
• deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
• os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
• sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais;
• quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
• evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
• se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
• e não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Mantenha distância e acione imediatamente a Energisa.

Se necessário, entre em contato, por meio dos canais digitais:
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Agência Digital: energisa.com.br
Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
Call Center: 0800 083 0196.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

Bananeiras Park, em Bananeiras

São João de Bananeiras terá superestrutura e deve reunir cerca de 500 mil pessoas

Cagepa PB

Começam hoje inscrições para concurso da Cagepa com 80 vagas e salários de até R$ 12 mil

boaventura

Auditor do TCE é barrado em Boa Ventura e aciona MP e polícia para checar finanças

f13594e09cbba8986323e3cf52d2a445

João surpreende e nomeia Arymatheus para Saúde e Miguel Ângelo para Desenvolvimento Econômico

WilsonfilhoRepublicanoss

João Azevêdo anuncia Wilson Filho e Edilson Amorim para a Educação da PB

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

aaada

Professores e servidores da UFPB e do IFPB convocam imprensa para entrevista coletiva nesta quinta

aditivo-sao-joao-cg

MPPB, órgãos e empresa assinam Termo Aditivo sobre segurança durante o São João de Campina Grande

cumprimento-decisao-boa-ventura

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

cópia-de-casa-da-pamonha1

Procon-JP realiza pesquisa no valor das comidas típicas durante os festejo juninos