Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Energisa alerta sobre os riscos de pipas e outros objetos na rede elétrica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Energisa registra anualmente um número significativo de ocorrências relacionadas a objetos na rede elétrica, especialmente pipas. Quando esses objetos ficam presos aos fios, eles podem ocasionar diversos problemas, como queda de energia, choques, incêndios, queimaduras graves e até mesmo acidentes fatais.

Em 2019, foram 109 ocorrências com pipas na Paraíba, representando 50% a menos do que no ano de 2018. Essa queda é fruto das ações de conscientização que a distribuidora realiza com frequência, mas ainda é preciso ter atenção. A Energisa recomenda alguns cuidados com objetos nos fios para a segurança dos clientes.

Poda das árvores

A poda de árvores é de responsabilidade do proprietário do terreno. No caso de árvores de canteiros, vias ou praças públicas, o serviço deve ser feito pela prefeitura do município. Agora, se uma árvore estiver com os galhos já em contato com a rede elétrica ou muito próximos, os moradores devem entrar em contato com a Energisa, para evitar acidentes. O serviço deve ser realizado por profissionais preparados e com os equipamentos de segurança adequados.

Pipas

Empinar pipa é uma brincadeira divertida, mas que requer muitos cuidados, pois pode causar acidentes graves quando entram em contato com a rede elétrica, provocando também quedas de energia ou até em choques elétricos.

Locais abertos, sem fiação por perto, são os recomendados para empinar pipa. Se o vento jogar o brinquedo para perto dos fios de energia, não tente resgatá-lo, e avise a Energisa imediatamente, através de um dos canais de atendimento. Para quem produz sua própria pipa, não utilize fios metálicos ou cerol, pois são cortantes e podem causar acidentes fatais.

Outros objetos nos fios

Durante brincadeiras, pode acontecer de algum objeto arremessado ficar preso na rede elétrica. Por isso, a Energisa recomenda não jogar nenhum item em direção dos fios, como sapatos, cadarços, peças de roupa, cordões, etc.

Quando há chuva ou ventos fortes, as rajadas de vento podem jogar objetos maiores contra a rede elétrica, como placas, lonas e até mesmo árvores. Quando isso acontece, não se aproxime e avise imediatamente a Energisa.

Em casos de objetos na rede, não se aproxime ou toque nos fios. O recomendado é entrar em contato com a distribuidora, por meio de um dos canais de atendimento que são: o site www.energisa.com.br, o aplicativo Energisa On, o Facebook ou o Twitter, das 6h da manhã à meia-noite, e o telefone 0800 083 0196. Também é possível falar com a Energisa no WhatsApp, com a Gisa, atendente virtual, pelo número 83 99135 5540.

Os cuidados com a rede elétrica são responsabilidade de todos. Além de ajudar na qualidade do fornecimento de energia, eles são fundamentais à segurança da população.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário