Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em duas semanas, atendimento à Covid aumenta 10 vezes na Unimed João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, informou que, em duas semanas, o atendimento a casos de covid-19 aumentou dez vezes nas unidades próprias do plano de saúde. O número passou de uma média de 50, há duas semanas, para 500 nos últimos dias. Foram registrados cerca de 200 atendimentos no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, 200 na telessaúde e 100 no Hospital Pediátrico Unimed.

Apesar do crescimento no número de atendimentos, a taxa de conversão em internação tem sido baixa. Até a meia-noite dessa segunda-feira (20), havia 29 pessoas internadas no Hospital Alberto Urquiza, sendo 22 em enfermaria e sete em UTI – três delas intubadas e duas com previsão de alta para enfermaria.

Gualter Ramalho chamou a atenção para o perfil dos pacientes. Das 29 pessoas internadas, 22 têm acima de 65 anos. “É expressiva a presença de pacientes internados que têm idade elevada e comorbidades”, disse.

Motivo do crescimento

De acordo com o presidente da Unimed JP, ainda se encontra em discussão qual nova variante da Ômicron estaria por trás do aumento dos casos. Mas, alguns outros fatores também explicam o cenário. “A volta das crianças à escola, o relaxamento das restrições, os eventos e a proximidade dos festejos juninos favorecem o crescimento de doenças respiratórias de maneira em geral”, explicou Gualter Ramalho. “Aliado a tudo isso, temos um ambiente também de outras viroses, como Influenza A, B e vírus sincicial [um dos principais agentes de infecção aguda nas vias respiratórias]. Estamos em um período sazonal de transmissão de doenças respiratórias”, lembrou.

Ele alerta que o cenário de hoje é resultado da exposição ocorrida há quinze dias. Por isso, é preciso ter cautela e manter os cuidados para evitar o contágio e a disseminação do vírus. “A expectativa é que o número de casos cresça após o ambiente de festejos juninos. A recomendação é manter um pouco de cautela”, orientou.

Sintomas

Os pacientes atendidos nos serviços próprios da Unimed João Pessoa apresentam síndromes respiratórias de maneira geral, segundo Gualter Ramalho. “No caso da Ômicron, tem uma característica de estar atingindo mais as vias aéreas superiores. Então, ocorrem mais sintomas respiratórios: rinorreia, nariz escorrendo. Enfim, um pouco de dificuldade respiratória, tosse, febre”, disse.

Os pulmões têm sido menos atingidos. Essa variante, como já havia sido observado em janeiro, é mais transmissível, mas menos agressiva.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio

Pleno do TJPB 2024

Pleno do TJPB nega recurso e mantém decisões da Operação Festa no Terreiro

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores