Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em dossiê, comunidade acadêmica denuncia ilegalidades na UFPB e pede destituição de Valdiney Gouveia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), composto por entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica, apresentaram na manhã desta quarta-feira (25) um dossiê onde denunciam “ilegalidades” e fatos “gravíssimos” ocorrendo na instituição sob o comando de Valdiney Gouveia, que eles chamam de interventor.

No dossiê, entregue ao Consuni e Consepe, eles pedem a destituição de Valdiney, prerrogativa que está no estatuto da UFPB. O dossiê será entregue, à tarde, ao Ministério Público. Pede também que o Consuni e o Consepe pautem a discussão do dossiê e do processo de intervenção que ocorre na UFPB.

O dossiê, de 35 páginas, é dividido em cinco eixos, que englobam a censura, ataques a entidades representativas, precarização do trabalho e condições da comunidade universitária, estudantes, professores, técnicos e esvaziamento das funções, prerrogativas dos conselhos superiores da universidade.

O texto aponta situações graves, como repressão e censura, ataque a entidades representativas e movimentos, descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores e gestão subordinada ao alinhamento ideológico com a extrema direita.

O professor Daniel Antiquera, do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, e que integra o comitê, disse que o dossiê da intervenção na UFPB tem o objetivo de agregar diferentes fatos ocorridos na entidade.

“Nós, inclusive, solicitamos dentro da Universidade e fora que sejam apuradas fatos gravíssimos, ilegalidades e outros que, embora não constituam formalmente ilegalidades, constituem atentados explícitos a liberdade e a democracia dentro da universidade, disse Daniel.

Segundo ele, existe uma linha a orientar a gestão de Valdiney. “Se ele se manifesta toda vez que não tem ideologia contra as manifestações políticas, o dossiê mostra de forma contundente e irrefutável que tem uma política muito clara e precisa sendo aplicada por esse reitor, que é a política do bolsonarismo e da extrema-direita, mais reacionários, mais intolerantes, mais fechados à diferença, à liberdade de organização, de manifestação. E isso se expressa muito concretamente, inclusive com o desrespeito as instâncias institucionais e as normas da própria universidade que ele, ilegitimamente, dirige”, afirmou.

O dossiê foi apresentado durante ato público realizado em frente ao prédio da Reitoria. Tanto o ato quanto a divulgação do dossiê fazem parte da agenda de atividades da Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino, deliberada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), e conta com o apoio e participação da Adufpb (Seção Sindical do Andes na UFPB).

O presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, disse que esta quarta-feira faz parte da plataforma, do sindicato nacional, de uma semana de resistência contra as intervenções no país. “São mais de 25 instituições federais de ensino que tem algum tipo de intervenção”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023