Em 2018, 66 já passaram por cirurgia de vasectomia no sistema de saúde da Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os homens que desejam realizar cirurgia de vasectomia em João Pessoa podem procurar as unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber mais do procedimento. Mas já vale destacar que, segundo a Lei 9.263 de 12 de janeiro de 1996, para realização da vasectomia, é necessário que o homem esteja em capacidade civil plena, seja maior de 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos vivos. Caso mantenha um relacionamento conjugal, a esterilização depende do consentimento de ambos.

A intervenção no homem pode evitar uma gravidez indesejada na parceira e ajuda no controle de natalidade para aqueles que não pretendem mais ter filhos. Desde julho deste ano, a realização do procedimento passou a ser por demanda espontânea. Ou seja, o homem que deseja realizar o procedimento, basta ir ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e dar entrada no processo. O prazo para a realização da vasectomia é de 60 dias, pelo menos, entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

“A realização da vasectomia como ato de planejamento familiar corresponsabiliza o homem na adoção de medidas de contracepção, não cabendo apenas à mulher esse papel, além de resgatar a importância da paternidade ativa, tanto no planejamento, quanto na criação dos filhos e na decisão de adotar medidas do planejamento reprodutivo para a família”, comenta o coordenador da área técnica da Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito.

Késsio também explica que a vasectomia é um procedimento definitivo e não apresenta efeitos colaterais em longo prazo. “O procedimento não interfere na realização sexual, não afeta o desempenho sexual do homem e o desconforto testicular dura por apenas 2 a 3 dias”, conclui o coordenador da Saúde do Homem.

Na Rede Municipal de Saúde a vasectomia é realizada pelo Hospital Santa Isabel. Em 2017 foram realizados 139 cirurgias. Este ano, 66 homens já fizeram a vasectomia.

A SMS também oferta outros métodos de planejamento familiar tanto aos homens quanto as mulheres, como a distribuição de preservativos, pílulas, injeções, diafragma, DIU e realização de laqueadura no Instituto Cândida Vargas.

Vasectomia

É um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada em um ambulatório.

Saúde do Homem

A área técnica em Saúde do Homem tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.

Ainda de acordo com o MS, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade.

Comportamentos de risco, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também se associam a outros comportamentos de risco, muitos determinados pela falsa autopercepção da infalibilidade masculina, facilitando a ocorrência de acidentes e de doenças infectocontagiosas como a Aids e a tuberculose. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

Para este público, como parte das ações preventivas na Rede Municipal de Saúde há a oferta de exames de hemograma completo, exames sumário de urina, glicemia capilar e de jejum, verificação de pressão arterial, PSA, ultrassonografia de abdômen, vasectomia e imunização.

 

 

Com Secom-JP

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana

iphone celular FOTO Pixabay

Polícia da Paraíba recupera, em Nova Floresta, ‘iPhone’ roubado em Natal

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Supremo tem maioria para validar trabalho intermitente

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 27 milhões neste sábado

Detran_Paraíba

Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa__

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa