Eliza aprova Regime de Urgência de projeto de lei com medidas de segurança nas escolas de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última sessão da Câmara Municipal de João Pessoa, foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária de autoria da vereadora Eliza Virginia, que dispõe sobre a implementação de 10 medidas de segurança nas escolas do município. Com o objetivo de garantir a proteção dos estudantes, professores e demais funcionários das escolas, as medidas abrangem desde a contratação de segurança armada até a realização de treinamentos anuais de simulação de emergências.

Uma das principais medidas propostas pelo projeto é a contratação ou disponibilização de segurança armada nas escolas e creches, tanto públicas quanto privadas. A presença de agentes de segurança nas escolas é considerada fundamental para coibir a entrada de pessoas não autorizadas e garantir a segurança de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Outra medida destacada é o livre acesso de qualquer agente de segurança pública nas escolas e creches em qualquer circunstância. Isso significa que as forças de segurança terão plena autorização para entrar nas escolas sempre que necessário, visando garantir a segurança dos estudantes e demais membros da comunidade escolar.

O projeto também prevê o cadastramento do responsável pelo aluno para permissão de entrada e saída do estudante, sem a necessidade de presença física do mesmo. Essa medida visa garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos estudantes, evitando o risco de sequestros e outros incidentes.

Além disso, o projeto propõe a confecção de carteiras de identificação de alunos, professores e funcionários das unidades escolares. Essa medida tem como objetivo facilitar a identificação de todos os envolvidos na comunidade escolar e garantir um ambiente mais seguro.

Outras medidas propostas incluem a presença de inspetores e monitores dentro do estabelecimento educacional, a instalação de alarmes sonoros e visuais de emergência, a instalação de detector de metais fixo, a instalação de câmeras de monitoramento com armazenamento interno para gravações e a instalação de botão de pânico para acionar diretamente a Polícia Militar em caso de emergências.

Por fim, o projeto prevê a realização de treinamento anual para alunos, professores e funcionários, com atividades de simulação de atentados, incêndios, enchentes, brigas, entre outros. Esses treinamentos têm como objetivo preparar a comunidade escolar para lidar com situações de emergência, garantindo a segurança de todos.

A vereadora Eliza Virginia destaca a importância dessas medidas para garantir a segurança nas escolas de João Pessoa. Segundo ela, a segurança dos estudantes é uma responsabilidade de todos, e a implementação dessas medidas contribuirá para a criação de um ambiente escolar mais seguro e protegido.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Morre aos 73 o publicitário Washington Olivetto, criador do garoto Bombril

Identificados os homens mortos no atropelamento no Retão de Manaíra após shows

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego na Paraíba

Veneziano anuncia posicionamento do MDB sobre 2º turno em João Pessoa em coletiva nesta segunda

Quinto voo decola do Líbano com 220 repatriados

Nova variante do coronavírus é identificada em três estados

Homem suspeito de roubo é baleado ao trocar tiros com policiais na Paraíba

Banco Central começa a receber propostas para segunda fase do Drex

Publicado edital do CFO 2025 do Corpo de Bombeiros da Paraíba

Hemorio reavalia amostras de 288 doadores de órgãos no RJ após caso de infectados