Nas Eleições Gerais deste ano, os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos. O primeiro turno do pleito acontece no dia 2 de outubro e, em um eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.
O tempo a mais na urna eletrônica foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.
“A princípio eram três segundos, mas, durante os testes, viu que isso traria um impacto nas filas, então o TSE reduziu esse tempo para um segundo. Ficou mais rápido, não vai ter impacto e vai garantir ao eleitor a chance de corrigir seu voto se, por acaso, digitou errado”, disse José Cassemiro, coordenador de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral da Paraíba.
“Então, tenha cuidado, escolha seus candidatos, vote com consciência, mas antes confira pra saber se você realmente digitou certo e não perdeu seu voto, que é o mais importante da Justiça Eleitoral”, completou.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos), e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos).
Simulador de Votação
O simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, disponível no Portal do TSE, já conta com o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará o tempo para a conferência do voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas nas seções eleitorais no dia do pleito.