Efraim Filho promete audiências para debater Reforma Política

Único parlamentar paraibano indicado como titular da Comissão da Reforma Política, o deputado federal Efraim Filho (DEM) quer promover audiências públicas sobre o tema em seu estado. A intenção é fazer o primero evento ainda este mês em João Pessoa e levar a discussão também a Campina Grande. Em contato com o Parlamentopb, o deputado disse que sua intenção é articular as universidades, sindicatos, OAB e outros segmentos da sociedade civil organizada para debater os temas mais palpitantes da Reforma Política.

– Nossa ideia é criar uma mobilização parecida com a que envolveu a Lei da Ficha Limpa. Se tivermos uma lei gerada nos gabinetes, por gente engravatada que vive no arcondicionado, não vamos avançar em nada – disse.

O relator da comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS) não estipulou prazo para os trabalhos da comissão, mas estima-se que ela se estenda por cerca de 90 dias. Até lá, Efraim Filho quer articular a participação dos paraibanos na discussão.

Para Efraim Filho, os principais pontos a serem ressaltados no novo modelo político brasileiro devem ser a coerência e a transparência:

– Precisamos de um modelo sem caixa 2. Também defendo o fim da reeleição, com mandatos únicos de 5 anos, e do voto obrigatório. O Brasil está preparado. O país não pode parar a cada dois anos por causa das eleições. O fim do voto obrigatório vai gerar um voto qualificado, de quem quer realmente participar do processo. As mudanças não serão todas para 2012, mas serão mudanças culturais que serão motivadas a partir das regras que entrarão em vigor nos próximos anos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.