Dutra continua na frente na disputa pela presidência nacional do PT

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra (SE) continua na frente na disputa pela presidência nacional do PT. Segundo o resultado parcial divulgado às 22h20 desta terça-feira, Dutra tinha 55,8% (151.150) dos votos apurados até aquele momento. Esse resultado representava 66,18% das urnas apuradas.

Em seguida aparece o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), da chapa Mensagem ao Partido, com 19% dos votos (51.523).

Mantida essa diferença até o final, Dutra deve ser eleito presidente nacional do PT já no primeiro turno do PED (Processo de Eleição Direta).

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), vai anunciar amanhã o resultado da votação e os números do PED.

O deputado Geraldo Magela (Movimento: Partido para Todos) aparece em terceiro, com 12% (32.602), seguido por Iriny Lopes (Esquerda Socialista), quem tinha 30.911 votos (11,4%).

Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania) tem 0,9% (2.552); e Serge Goulart (Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo), 0,7% (1.902).

Da chapa Partido que Muda o Brasil, Dutra tem o apoio dos principais líderes do partido, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e conseguiu unir três correntes do partido: Novos Rumos, PT de Lutas e Massas e Construindo um novo Brasil. Dutra defende a aliança do partido com o PMDB, mas não descarta antigos aliados, como o PC do B e o PSB.

Diretório nacional

A nova direção será responsável pelas articulações da legenda na primeira eleição dos últimos 20 anos sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A chapa de Dutra tem 56,2% dos votos apurados. Fazem parte dela o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha, que são réus no processo do caso. Outros cinco petistas ligados ao escândalo estão na chapa de Dutra.

A segunda colocada é a chapa de Cardozo, com 16,7% dos votos apurados. As chapas são importantes para definir a proporcionalidade das 81 cadeiras do diretório nacional.

Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.