Jeoás Farias

Jornalista e Consultor digital para sites e redes sociais. CDO da Sua Presença . Digital. Também é professor e palestrante.


Dos Jetsons a Black Mirror

O mundo digital sempre povoou nosso imaginário. ‘Os Jetsons’ nos mostraram como é viver com o apoio pleno das tecnologias nos oferecendo suas facilidades. Lá, até robôs convivem e se relacionam com os humanos como membros da família. Os pets são robôs também.

Dando um pulo do final dos anos 1980 (data do relançamento de ‘Os Jetsons’) para cá, chegamos a ‘BlackMirror’, série da Netflix que mostra a vida pós-adaptações digitais. A produção inglesa é tão duramente realista que seus criadores cancelaram o lançamento da nova temporada devido ao momento que o mundo atravessa: a pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus.

Aonde eu quero chegar? Ora, ora… na #PresençaDigital.

A pandemia nos trouxe a mais óbvia das necessidades: continuar (sobre)vivendo em meio ao isolamento social. Viver quer dizer trabalhar, se relacionar, dedicar tempo e envolvimento com as próprias ações e relações sociais.

A vida não parou e o que mais surgiu à nossa frente foi um mundo tecnológico que já existia, e estava tão entranhado que chegamos a, muitas vezes, nem distinguir mais o que é on e o que é offline.

O mundo já estava digital, em rede, e quase ninguém percebeu.

Muitas empresas, principais usuárias das novas tecnologias, só enxergaram esse poder todo quando se viram desconectadas das pessoas que estavam anos-luz à frente da realidade delas. Muitos negócios ainda estão “batendo cabeça”.

Ao mesmo tempo, outros mantiveram seus negócios funcionando online e se destacando na multidão.

Sem aviso, a pandemia veio nos mostrar uma dura realidade: os negócios mudam, e acompanhar esse fluxo é papel fundamental para toda e qualquer empresa que deseja sobreviver.

➡️ Este texto é para você que ainda espera algo acontecer para organizar a sua vida digital.

Não espere uma nova pandemia para se dar conta de que comunicação digital não é custo, mas uma das formas mais eficazes de investir na qualidade do seu negócio.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.