Dom Aldo celebra missa na Romaria da Guia

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, celebrou hoje de manhã a tradicional missa para os romeiros de Nossa Senhora da Guia, no município de Lucena, com o tema: “Pelas mãos da Senhora da Guia encontramos Jesus”. A caminhada está completando 20 anos.

Os romeiros saíram às 4h da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Menino, no Centro de Lucena. Por volta das 7h30 aconteceu a subida ao Santuário de Nossa Senhora da Guia onde, às 8h, houve uma Missa Campal presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

A Festa da Guia ocorre há mais de cem anos, mas a Romaria é realizada desde 1990 e se torna a principal atividade organizada pela Arquidiocese da Paraíba em comemoração também ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Sobre o Santuário de Nossa Senhora da Guia – Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591. Depois de fundarem o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, eles iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, no alto de uma colina, local onde existia uma povoação indígena, para realizar um trabalho social e catequético com os nativos. A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia teve início no final do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó. Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas e o convento foi demolido, ficando apenas os alicerces e as amarrações do telhado. Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por frades carmelitas.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.