Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dois longas paraibanos estão na I Mostra do Cinema Independente no Rio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com um panorama do cinema nacional independente e autoral, acontece entre os dias 14 e 20 deste mês a I Mostra Solar do Cinema Independente Brasileiro, no Estação Botafogo no Rio, uma parceria da Lume Filmes com a Cavídeo e o Grupo Estação. Trata-se de uma mostra não competitiva de uma seleção de filmes brasileiros dos últimos três anos que mostram a força do cinema brasileiro, privilegiando obras que não tiveram um espaço tão grande de veiculação e divulgação, dando voz e visibilidade a filmes autorais e que têm como característica uma instigante pesquisa de linguagem.

A Paraíba será representada pelo filme O seu amor de volta (mesmo que ele não queira), com exibição neste sábado, dia 16, às 20h., roteirizado e dirigido por Bertrand Lira, e Ratoeira, dirigido por André da Costa Pinto. Viabilizado pelo Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015 da Funjope – Fundação de Cultura da cidade de João Pessoa, O seu amor de volta traz no elenco William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Afrovalter, Pai Júlio, Mãe Severina e Pai Nelito. Premiado como Melhor Documentário de Longa-metragem no 6º Festival de Cinema de Mérida, México (2020), Prêmio da Crítica no 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa) e com os troféus de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e Prêmio Especial do júri de Interpretação (Williams Muniz) no 26º Festival de Cinema de Vitória-ES (2019).

O amor e suas desventuras com seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa são o fio condutor dos relatos que organizam a narrativa de Seu amor de volta (mesmo que ele não queira). Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocados para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens. Cartas, búzios, banhos de ervas, oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no nordeste brasileiro. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo que vão prever o futuro deles, aconselhá-los no que diz respeito à sua vida afetiva.

Em Ratoeira, de André da Costa Pinto, Anna é expulsa da casa onde vive e acaba sendo acolhida pela amiga Gisele, tornando-se parte da família. A chegada de Anna desperta a atenção de Márcio, pai de Gisele, o levando a criar um cerco em torno da nova inquilina. Pouco a pouco uma ratoeira é armada. Os dois longas paraibanos estão programados para o mesmo dia. Este é o quarto longa-metragem de André da Costa Pinto, cineasta fruto do projeto Revelando os Brasis através do qual realizou o dois curtas Amanda e Monick e A encomenda do Bicho Medonho. Seus três longas anteriores são Tudo que Deus criou (2012), O tempo feliz que passou (2015) e Madame (2019)

Como é característica da Lume Filmes, como distribuidora de cinema autoral e independente, a curadoria realizada pelos cineastas Frederico Machado e Cavi Borges levou em consideração também obras que retratam a importância da memória do cinema brasileiro. Com isso a Mostra fez um misto de ficções que instigam o espectador e a crítica em termos de experimentação e força poética, com documentários e filmes ensaios sobre autores, cineastas e atores importantes de nossa cinematografia, além de filmes já premiados em outros festivais mas que permaneciam inéditos no Rio de Janeiro.

A Seleção conta com quase de 20 títulos nesse primeiro ano da Mostra, com destaques como os premiados e inéditos no Rio de Janeiro A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariri, Vocês nos Queima, de Caetano Gotardo, As Órbitas da Água, de Frederico Machado, Ratoeira, de André da Costa Pinto, (O Seu Amor de Volta (mesmo que ele não queira), de Bertrand Lira, A Nau dos Loucos, de Gurcius Gewdner, A Mãe de todas as lutas, de Susanna Lira, Terminal Praia Grande, de Mavi Simão, Notícias do Fim do Mundo, de Rosemberg Cariri, e os documentários inéditos que terão estreia mundial na Mostra, dirigidos por Bebeto Abrantes, Walter Carvalho, Retratos de artista e João Moreira Salles, A Imagem Questionada. A Mostra ainda terá também homenagem com o mestre do teatro brasileiro, o ator Rubens Correa, com a exibição de dois filmes em que ele participa, o vídeo-ensaio inédito Artaud de Gilberto Gouma e o raro e clássico filme Na boca da noite, de Walter Lima Jr.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA:

Dia 14 de julho (quinta):
18h – A PRAIA DO FIM DO MUNDO de Petrus Cariry
20h – A NAU DOS LOUCOS de Gurcius Gewdner (Seguido de debate com o diretor)

Dia 15 de julho (sexta):
18h – VOCÊS NOS QUEIMA de Caetano Gotardo (Seguido de debate com o diretor)
20h – A MÃE DE TODAS AS LUTAS de Susanna Lira (Seguido de debate com a diretora)

Dia 16 de julho (sábado)
16h – AS ÓRBITAS DA ÁGUA de Frederico Machado
18h – RATOEIRA de André da Costa Pinto (seguido de debate com om diretor)
20h – O SEU AMOR DE VOLTA de Bertrand Lira (Seguido de debate com o diretor)

Dia 17 de julho (domingo)
16h – QUANDO A COISA VIRA OUTRA de Marcio de Andrade (Seguido de debate com o diretor)
18h – WALTER CARVALHO – RETRATOS DE ARTISTA de Bebeto Abrantes (Seguido de debate com o diretor)
20h – JOAO MOREIRA SALLES – A IMAGEM QUESTIONADA de Bebeto Abrantes (Seguido de debate com o diretor)

Dia 18 de julho (segunda-feira)
Não teremos sessões

Dia 19 de julho (terça-feira)
18h – NOTÍCIAS DO FIM DO MUNDO de Rosemberg Cariri
20h – TERMINAL PRAIA GRANDE de Mavi Simão (Seguido de debate com a diretora)

Dia 20 de julho (quarta-feira)
18h – NA BOCA DA NOITE de Walter Lima Jr
20h – ENCERRAMENTO – ARTAUD UM VIDEO ENSAIO de Gilberto Gouma (Seguido de homenagem a Rubens Correa)

SINOPSE DOS FILMES:

A PRAIA DO FIM DO MUNDO
A jovem Alice vive com a mãe Helena em Ciarema, numa casa em frente ao mar. A residência sofre com o avanço das águas que destroem a propriedade e já motivaram a partida de outras famílias. A filha, uma ambientalista, pretende se mudar para outro lugar, mas a mãe quer permanecer na cidade. Elas precisam encontrar juntas uma solução.

RATOEIRA
Anna é expulsa da casa onde vive e acaba sendo acolhida pela amiga Gisele, tornando-se parte da família. A chegada de Anna desperta a atenção de Márcio, pai de Gisele, o levando a criar um cerco em torno da nova inquilina. Pouco a pouco uma ratoeira é armada.

A NAU DOS LOUCOS
Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?

VOCÊS NOS QUEIMA
Híbrido de documentário, ficção e ensaio poético-musical, “Você nos queima” propõe um olhar sobre a presença do corpo em movimento – que conduz a uma imersão em fragmentos de uma possível narrativa de amor, ausência, desejo, relação com a vida urbana e com a natureza.

QUANDO A COISA VIRA OUTRA
O filme Quando a Coisa Vira Outra que mostra a influência do trabalho do cineasta paraibano Wldimir Carvalho, radicado em Brasília, no cinema brasiliense e nacional.

A MÃE DE TODAS AS LUTAS
A Mãe de Todas as Lutas” é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil.

O SEU AMOR DE VOLTA
“O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira)”, documentário dirigido e roteirizado por Bertrand Lira, fala sobre as diferentes superstições e rituais utilizados na busca pelo amor e sucesso nos relacionamentos.

AS ÓRBITAS DA ÁGUA
As Órbitas da Água é o capítulo final da trilogia dantesca de Frederico Machado, composta por O Exercício do Caos (2013) e O Signo das Tetas (2015). No longa, um casal chega a uma tranquila vila de pescadores no litoral maranhense, transformando a pacata rotina dos moradores da cidade.

NOTÍCIAS DO FIM DO MUNDO
Alexandre Taylor é um ator aposentado que presta serviços a uma ONG na organização de um grupo artístico, na periferia de Kibuna. Seu grupo é convidado pelo governador para fazer uma apresentação no Palácio do Governo. No convite, executa um plano secreto: sequestrar o embaixador de Golem e recitar uma carta dirigida aos homens poderosos do mundo.

JOAO MOREIRA SALLES – A IMAGEM QUESTIONADA
Documentário com estreia mundial na Mostra dirigido pelo documentarista Bebeto Abrantes.

WALTER CARVALHO – RETRATOS DE ARTISTA
Documentário com estreia mundial na Mostra dirigido pelo documentarista Bebeto Abrantes.

TERMINAL PRAIA GRANDE
Catarina decide deixar São Luís para iniciar uma vida desconhecida. Um dia, enquanto faz compras, ela reencontra Francisco, o rapaz com quem teve um relacionamento no passado, antes dele sumir. As explicações de Francisco escondem a verdadeira razão de seu desaparecimento.

NA BOCA DA NOITE
Um bancário resolve assaltar o banco onde trabalha como uma forma de reparar a sua juventude perdida. Na noite da execução do crime, ele encontra um faxineiro com quem estabelece uma relação tensa que mudará tudo.

ARTAUD UM VIDEO ENSAIO
O vídeo-ensaio “ARTAUD!” de Gilberto Gouma, realizado a partir da peça homônima de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque mescla teatro e cinema numa inspiração artaudiana e expressionista. O cinema expressionista, com suas deformações, sombras, com seu jogo de real/imaginário, sua exacerbação emocional, seu aprofundamento na alma, foi o que pareceu mais indicado, para Gouma, para retratar a trajetória deste sofrido personagem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1