Documentário sobre Operação Calvário será lançado nesta quinta em João Pessoa

O documentário “Calvário”, dirigido e produzido pelo cineasta paraibano Bertrand Lira será lançado nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, no Sindicato dos Bancários de João Pessoa, localizado na avenida Beira Rio. O filme conta a história recente da ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena e seu envolvimento na operação que apontou a ocorrência de desvio de verbas públicas através da contratação de organizações sociais para atuação no Governo da Paraíba durante os mandatos do ex-governador Ricardo Coutinho. O foco principal da narrativa é a prisão de Márcia e como isso afetou a vida pessoal da professora e também os seus efeitos eleitorais.

A perspectiva do documentário é de que a Operação Calvário, realizada numa investigação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), promoveu “lawfare”, termo que significa a utilização da justiça para a perseguição de pessoas.

A prisão de Márcia Lucena aconteceu em dezembro de 2019 e até hoje ela cumpre medidas cautelares por causa da denúncia feita na Calvário. Somente semanas atrás ela conseguiu o direito de poder se deslocar do Conde a João Pessoa e ficar fora de casa depois das 20 horas. Assim, Márcia já confirmou presença no lançamento do documentário que conta sua história, embora tenha que usar uma tornozeleira eletrônica, que continua sendo imposta por força das cautelares.

Ficha técnica

Calvário, documentário de curta-metragem, 37 min, 2021, direção de Bertrand Lira; Direção de fotografia e câmera: Rodrigo Barbosa; Som: Bertrand Lira; Edição: Rodrigo Barbosa e Bertrand Lira; Música de Didier Guigue. Com a participação de Márcia Lucena, João Lucena, Nanego Lira, Professor Iveraldo Lucena e Miúcha.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.