Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Documentário brasileiro tem destaque em mostra dedicada ao gênero em Gramado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por Bertrand Lira

A curadoria do 51º Festival de Cinema de Gramado, com a coordenação do professor Marcos Santuário, agregou qualidade à programação do festival ao dedicar um mostra exclusiva ao documentário de longa-metragem, a única no Brasil dentro de um festival de cinema que abraça todos os gêneros. A Mostra ‘Longas-metragens documentais’, com cinco obras, teve início nesse dia 14, com o doc ‘Memórias da Chuva’ (2022, 76’18”, CE) do cearense Wolney Oliveira, cineasta e coordenador do festival Cine Ceará.

‘Memórias da Chuva’ trata do drama da população de Jaguaribara forçada a deixar suas casas para habitar uma nova cidade construída para receber seus moradores por conta da construção de um grande açude que fornecerá água para a capital Fortaleza. Usando imagens de um documentário realizado no momento da desocupação e produzindo novas imagens com entrevistas de alguns personagens que retornam à extinta cidade, Wolney constrói uma emocionante narrativa sobre o sofrimento frente a impotência de um povo, apesar da resistência ao fatídico destino.

O documentário brasileiro, antes relegado a espaços restritos como cinematecas, museus, e mostras especiais, agora entra em salas comercias mesmo que timidamente e compete em festivais e mostras, às vezes em pé de igualdade com os filmes de ficção. São muito poucos os festivais dedicados exclusivamente aos filmes de não ficção, a exemplo do ‘É tudo verdade’. Por isso, Gramado acerta em cheio ao criar um mostra exclusiva para o gênero.

Além de ‘Memórias da Chuva’, o público do festival de Gramado pode conferir nessa terça mais um exemplar da produção brasileira contemporânea do documentário que coloca o país como uma referência mundial no gênero. ‘Da porta para fora’, de Thiago Foresti (DF, 2022, 84’15”) sobre o trabalho arriscado e precarizado de três entregadores de aplicativos durante a pandemia enquanto a população confinada em suas casas se protegia do vírus.

Hoje, quinta-feira, 16, será a vez do documentário biográfico ‘Roberto Farias – Memórias de um cineasta’, de Marise Farias (RJ, 2023, 78 min), filha caçula de um dos diretores mais produtivos do cinema brasileiro, e que traz seu irmão Reginaldo Farias interpretando textos de um livro de memórias inédito. Outro documentário biográfico é ‘Luis Fernando Veríssimo – o filme’, de Luzimar Stricher (RS, 2023, 119’40”), o maior cronista brasileiro e seu caráter único e criativo.

E, finalmente, ‘Anhangabaú’, de Lufe Bollini (SP, 2023, 87min), que trata dos conflitos por ocupação de territórios envolvendo a comunidade indígena Guarani Mbya e o Grupo Teatro Oficina que enfrentam interesses diversos de grupos poderosos no lugar conhecido como Vale do Anhangabaú. Que os demais festivais usem Gramado como espelho. O documentário é um gênero que tem se inovado ao longo das últimas décadas e ocupando seu merecido espaço.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado