Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld morre aos 85 anos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O estilista alemão Karl Lagerfeld, um dos maiores nomes do mundo da moda, responsável pela direção criativa da grife Chanel, morreu na manhã desta terça-feira (19/2), aos 85 anos, em um hospital de Paris.

A causa da morte não foi divulgada, mas Lagerfeld vinha apresentando sinais de uma saúde debilitada. Em janeiro, o designer foi obrigado a interromper a tradição e não compareceu ao desfile da Chanel, onde trabalhava desde 1983, na Semana de Moda de Paris. A marca afirmou na ocasião que o motivo da ausência era “apenas cansaço”.

Karl Lagerfeld nasceu em 10 de setembro de 1933, em Hamburgo. Era filho de Christian Lagerfeld, empresário sueco conhecido por introduzir o consumo do leite condensado na Alemanha.

Talento precoce

A paixão por moda foi uma constante, que acompanhou o estilista desde cedo. Mudou-se para Paris em 1953 e não demorou para chamar a atenção com suas criações, que lhe renderam o Prêmio Internacional Woolmark, honraria que dividiu com Yves Saint Laurent, um dos principais nomes da moda do século 20.

Depois da premiação, Pierre Balmain o contratou como assistente, em 1962. No ano seguinte, Lagerfeld criou e assinou uma linha de roupas e acessórios para a Chloé, grife na qual trabalhou por 20 anos. A consagração absoluta chegou ao ser convidado para ser o diretor artístico da Chanel, cargo que ocupou até sua morte.

Além do talento para moda, Lagerfeld também desenvolveu trabalhos em outras áreas de interesse. Em 1998, abriu a própria galeria de fotografia em Paris. Em 2004, fez história ao assinar uma coleção de 30 peças para a H&M, que esgotou em poucas horas.

Reações à morte

A notícia da morte do estilista alemão provocou consternação ente seus admiradores. Nas redes sociais, as menções a Karl Lagerfeld chegaram ao topo dos assuntos mais comentados do twitter mundial.

Muitos especulam sobre o fururo da Chanel depois de sua morte. “A morte de Karl Lagerfeld representa o fim de uma era da moda e nos fazer questionar: o que será da Chanel agora? O legado de Karl é imenso. Poucas pessoas da indústria fizeram o que ele fez. Inclusive, ele é um dos primeiros de sua geração a entender a moda como uma indústria”, questinou um internauta.

Colegas de profissão o homenagearam e lamentaram sua morte. “Acordando em um mundo sem Karl. Tão triste. E estranho. Ele foi uma grande inspiração para mim, inegavelmente um talento único e extraordinário. Respeito. Descanse em paz”, escreveu no Instagram o designer americano Marc Jacobs.

“Este é um dia verdadeiramente triste. Dizer que eu conheci esse homem gentil que mudou a forma como todos nós olhamos para o mundo é uma honra”, afirmou a inglesa Stella McCartney.

Correio Braziliense

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria