Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia dos Homens: Saúde oferece serviços específicos à população masculina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dia dos Homens é celebrado nesta sexta-feira (15) e a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece diversos serviços que estão à disposição da população masculina, tanto nas unidades de saúde da família (USFs), quanto nos atendimentos especializados. Dentre os serviços disponibilizados, estão as consultas de rotina voltadas à saúde masculina, consultas e atendimento especializado em urologia, o pré-natal do homem, além do tradicional ‘Novembro Azul’, mês voltado para ações de incentivo à prevenção de câncer de próstata.

Em João Pessoa, a Atenção Primária, assim como outros níveis de atenção à saúde, já realiza ações voltadas à Política Nacional de Saúde do Homem e está em constante busca ativa para novas ações que contemplem esse público. “É de extrema importância a conscientização do sexo masculino de se cuidar e realizar a prevenção em saúde, adotando hábitos saudáveis, prática de atividades físicas regulares, alimentação balanceada e uso moderado de bebidas alcoólicas. Estes são hábitos cruciais para diminuir estes agravos”, afirmou Irna Emanuelle, gerente da Atenção Básica da SMS.

Além de todo esse atendimento voltado ao público masculino, a Prefeitura de João Pessoa realiza ações de Saúde do Trabalhador em horários oportunos, de acordo com o planejamento das unidades, assim como ações de Saúde do profissional caminhoneiro nos PPD’s (Pontos de Parada e Descanso) e, em alguns casos, também são realizados procedimentos de vasectomia, de acordo com escolha do planejamento familiar.

“A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário”, ressaltou Irna Emanuelle.

Pré-Natal do Homem – É um programa específico, disponibilizado em todas as unidades de saúde da família de João Pessoa, voltado para os homens que pretendem ser pais. Assim como no pré-natal das gestantes, a população masculina dispõe também de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde, além da realização de exames. No serviço oferecido, a equipe de saúde solicita os exames, que são feitos com base no perfil e histórico de saúde dos futuros papais, que seguem um cronograma especialmente elaborado com vistas à prevenção da saúde masculina.

Novembro Azul Sempre – Em novembro do ano passado, a Prefeitura de João Pessoa lançou a campanha ‘Novembro Azul Sempre’, que marca o combate ao câncer de próstata. Desde então, homens a partir dos 50 anos podem realizar seu exame PSA no mês de aniversário, assim como ocorre com as mulheres a partir dos 40 anos para a prevenção do câncer de mama.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta