Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia do Eletricista: conheça rotina de quem trabalha para oferecer energia de qualidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Desde quando a eletricidade foi descoberta, ela passou a ser indispensável no cotidiano: está presente nas lâmpadas até no uso dos aparelhos eletrônicos. Atualmente, é quase impossível viver sem ela, e o eletricista tem uma função essencial para que tenhamos acesso à energia de forma segura e eficiente.

“O dia 17 de outubro é celebrado o Dia do Eletricista, uma data muito importante para gente. Tudo porque, faça chuva ou faça sol, são eles que contribuem para que a energia chegue com qualidade todos os dias na sua casa”, destaca a coordenadora de Campo de Operação da Energisa Paraíba, Nathália Vilhena.

O trabalho de um eletricista envolve a instalação, testes e manutenção de sistemas elétricos para que possam ter um desempenho totalmente seguro e eficiente. Para isso, podem se especializar em mecânica, eletrotécnica, manutenção e outras áreas. Suas tarefas são executadas em parceria com engenheiros e técnicos.

Para sua formação, os eletricistas precisam fazer cursos técnicos que os preparam para a instalação de fiações simples e sistemas de computadores e telefonia. Também são preparados para utilizar os materiais de fiação mais adequados a cada equipamento e para ler e interpretar projetos, além de dar retoques finais nos quesitos de iluminação e instalação dos projetos.

Quem quer atuar como eletricista precisa conhecer as normas de segurança para garantir tanto um trabalho sem perigos quanto tranquilidade para os contratantes após a conclusão da obra. Isso porque sua função é de alto risco de acidentes tanto pela rede elétrica quanto por quedas. Por isso, é sempre necessário utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar acidentes mais graves, especialmente quando se trata da instalação e monitoramento de circuitos elétricos tanto na construção civil quanto em indústrias.

O mercado de trabalho sempre oferece oportunidades de emprego na área, já que sempre há projetos de construção em curso, além da necessidade de manutenção das instalações, especialmente em empresas, que contam com uma grande quantidade de energia elétrica para manter o funcionamento de suas operações.

CURSOS DE FORMAÇÃO

Periodicamente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Energisa, oferece curso voltado exclusivamente para a formação de eletricista de distribuição. Com duração que varia de 2 a 3 meses, a iniciativa prepara os alunos para trabalhar na construção e manutenção do funcionamento adequado e seguro das redes de distribuição de energia elétrica de média e baixa tensão, além de capacitação para realização de serviços técnicos comerciais seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais