Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia D de vacinação contra a influenza registra mais de 146 mil doses aplicadas na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dia D da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que incluiu também a multivacinação e covid-19 (monovalente e bivalente), registrou um total de 146.084 mil doses aplicadas em todo o estado. A campanha contra a influenza (gripe) foi o chamamento principal que levou as pessoas a procurarem uma das mais de mil salas de vacina, neste sábado (15), isso corresponde a uma meta de mais de 1,5 milhão de pessoas, ou seja 90% do público-alvo, aqui no estado, que este ano precisavam ser vacinadas contra a influenza, por serem do grupo prioritário.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ressalta a importância da eficácia da vacina contra a gripe, pois ela é atualizada a cada ano com as cepas mais circulantes no Brasil e no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente. A vacina contra a gripe protege contra as principais cepas do vírus e é fundamental para prevenir a doença, principalmente nesse período do ano.

A ação de vacinação, promovida pela SES, registrou 15.842 doses de vacinas de rotina aplicadas. O dia D tem o objetivo de ampliar a oferta da vacina contra a gripe, atualizar o esquema vacinal das outras vacinas de rotina e covid-19, bem como melhorar as coberturas vacinais, pois possibilita a atualização da caderneta de vacinação em todo o estado, já que são ofertadas todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A mobilização para a adesão da população ao Dia D de vacinação é para que as pessoas, que não podem comparecer nas salas de vacinação durante a semana, possam ir na unidade de saúde para terem acesso a todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e possam se previnam contra doenças.

Maria Eunice Gomes da Silva, de 85 anos, moradora do bairro de Paratibe, faz parte do grupo prioritário que está incluído no critério de idade e tem o direito de receber a dose de vacina bivalente contra covid-19 e da influenza. “Eu tenho vários problemas de saúde por conta da idade, por isso vim logo cedo procurar tomar as minhas vacinas. Agora estou tranquila porque sei que estou protegida”, afirmou.

Francisco Ferreira Gomes Filho, de 58 anos, que é uma pessoa com deficiência, foi à Unidade Integrada de Saúde Rosa de Fátima, em Paratibe, para ser imunizado contra a gripe e também tomou a vacina bivalente contra a covid-19. Ele lembrou que é importante confiar na ciência e que se vacinar mantém a vida livre de doenças. “Eu acredito na ciência e eu busco fortalecer o meu ciclo vital, afinal vacinas salvam vidas!”, falou.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explicou a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. “Hoje mais um Dia D de multivacinação em todo o estado, há uma grande adesão de todos os municípios. São vacinas que protegem contra os vírus nas formas mais recentes, todos os grupos prioritários puderam comparecem e tomar sua vacina contra a influenza e a bivalente para a covid-19, bem como todas as vacinas do PNI. Atualizar e reforçar a proteção são medidas importantes para que a Paraíba siga protegida contra todas as doenças preveníveis, garantido assim maior tranquilidade”, observou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a ação nos 826 mil pontos de vacinação no Dia D, distribuídos nos 221 municípios do estado, visa ampliar o acesso à vacinação para que a população possa se prevenir contra doenças como a gripe, bem como a covid-19. “As pessoas também têm a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas de rotina e, com isso, podemos melhorar as coberturas vacinais em todo o estado. Hoje estamos no Dia D disponibilizando a vacina da gripe à população, mas a campanha contra a influenza vai até o dia 31 de maio”, pontuou.

Para o prefeito do município de Caaporã, Kiko Monteiro, realizar a abertura do dia D de vacinação na praça da cidade foi muito gratificante, pois muitas pessoas compareceram para se vacinar e ainda levaram seus familiares e amigos fazendo aquela festa na praça que teve muita diversão para a criançada. “Esse momento é muito importante para a nossa cidade porque a gente está aqui para cuidar das pessoas, imunizando-as, então essa parceria com o Governo do Estado é muito importante”, ressaltou.

A técnica de enfermagem Amanda Bezerra, do município de Caaporã, aproveitou o dia de trabalho para vacinar suas três filhas pequenas contra a gripe. Elas também estão dentro do critério de idade e comorbidade do grupo prioritário, respectivamente: Maria Ize (2 anos), Maria Heloisa e Maria Fernanda, que tem asma. “Estou vacinando minhas filhas como forma de prevenção, pois muitas doenças estavam erradicadas e estão voltando por falta dos pais levarem os filhos para imunizar. Eu sempre prezo por manter a caderneta de vacinação das minhas filhas em dia”, destacou.

Até as 18h30 deste sábado, os cinco municípios que mais aplicaram vacinas foram João Pessoa (12.181); Campina Grande (8.338); Sousa (5.648); Patos (5.648) e Princesa Isabel (3.477).

De acordo com a SES, foram aplicadas um total de 16.612 doses de vacina covid-19 (monovalente); 19.850 doses aplicadas de vacina covid-19 (bivalente), 93.780 doses aplicadas de vacina Influenza, além de 15.842 doses de vacinas de rotina. A campanha de vacinação contra a influenza continua até o final do mês de maio e, apesar da Paraíba ter tido um excelente resultado no dia D de Vacinação, a meta do PNI precisa ser atingida, por isso a população deve continuar procurando as salas de vacina para que o estado possa ter uma cobertura vacinal de 90%.

Os grupos vacinados contra a Influenza (gripe) na Paraíba foram crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta