Deputados debatem falhas do transporte escolar com Sales Gaudêncio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os convênios de transporte escolar em municípios paraibanos foram tema de uma sessão especial realizada na manhã de hoje na Assembléia Legislativa da Paraíba.

O deputado estadual Dunga Júnior (PTB), autor do requerimento da sessão afirmou que existe um problema com relação, principalmente com a contrapartida de recursos do Governo do Estado para o pagamento de transporte de alunos da rede pública. “Então convocamos o secretário estadual de Educação para prestar contas. Falta o transporte escolar em diversas regiões do Estado”.

O parlamentar lembra que “embora o município não possua a incumbência do transporte escolar dos alunos da rede estadual, pode e deve celebrar termo de convênio com o Governo do Estado, ajustando a realização do transporte dos alunos da rede estadual, e conseqüente repasse dos recursos correspondentes, se assim entender de conveniência e interesse da municipalidade”.

O secretário estadual de Educação, Sales Gaudêncio informou que o programa é contínuo e que no último dia 9 de maio, a Secretaria encaminhou um oficio a todos os prefeitos e ao Ministério Público comunicando o repasse dos recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate).

“Eu prestei todas as informações e todas as soluções apresentadas ao programa. Até na discussão surgiram boas sugestões da articulação com os municípios para que a Paraíba faça uma legislação de proteção ao programa escolar de forma a atender a melhoria na qualidade de ensino. Como é que se melhora o ensino? Tendo o aluno na escola. E como que se tem o aluno na escola? Tendo transporte eficiente”, afirmou o secretário.

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, Buba Germano falou na ocasião sobre a consolidação de uma legislação que possa tratar melhor da questão “É também competência da Assembléia Legislativa criar um mecanismo justo pela distribuição dos alunos que nós transportamos. Acho se for feita uma lei, na qual o Governo possa além de fazer o repasse, fazer uma complementação e estabelecer um valor percapita, resolveria. Particularmente só quero receber pelos alunos que eu transporto, não quero um valor a mais”.

Durante a sessão, Sales Gaudêncio estabeleceu um prazo de 8 dias para que sejam estabelecidas metas e critérios para resolver a questão do repasse aos municípios. “A Secretaria de Educação em breve dará uma conclusão definitiva ao assunto. Nenhum aluno vai ficar sem estudar por falta de transporte escolar”, informou ele.

“O prazo de oito dias é tolerável para os prefeitos que já esperaram tanto. E no dia 20 haveremos de cobrar publicamente do secretário que possa propor uma contrapartida permitindo que os prefeitos possam efetivamente transportar esses estudantes sem grandes ônus para as prefeituras”, declarou o deputado Manoel Ludgério (PDT), líder da Oposição na Assembléia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado